3 possibilidades de atuação do enfermeiro

Tempo de leitura: 3 minutos

O curso de enfermagem sempre aparece nas posições de destaque dos cursos superiores mais procurados no país. Diante dessa realidade, é possível compreender que exista um grande número anual de recém-formados na área. Assim, é importante que os estudantes do curso saibam quais são as especialidades possíveis de serem seguidas após a formatura. Por isso, para ajudar nesse conhecimento e busca pelo campo de atuação, apresentaremos abaixo 3 possibilidades de atuação do enfermeiro. 

Os caminhos de atuação são diversos, porém apenas os profissionais capacitados e seguros da decisão profissional terão mais chances de reconhecimento na carreira. Confira as opções e fique atento às oportunidades de trabalho para um futuro promissor! 

 

Possibilidades de atuação do enfermeiro na… 

1 . Saúde da Família  

A equipe atuante na Estratégia de Saúde da Família é composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários e outros profissionais da área da saúde. O enfermeiro que segue este caminho pode ser um enfermeiro generalista ou um enfermeiro especialista em Saúde da Família. 

Entre as responsabilidades cabíveis ao enfermeiro que trabalha no Programa de Saúde da Família, no SUS (Sistema Único de Saúde) estão: 

  • Atendimento aos pacientes; 
  • Criação de ações promotoras da saúde; 
  • Assistência à saúde; 
  • Participação na gestão da Unidade Básica de Saúde; 
  • Capacitação de agentes comunitários. 

 

2 . Enfermagem Obstétrica 

Na enfermagem obstétrica, o enfermeiro atua prestando assistência às gestantes, antes e após o parto. O enfermeiro obstétrico ocupa-se com a saúde da mulher e a saúde materno-infantil, auxiliando nos cuidados com a saúde das gestantes, na assistência ao médico nos procedimentos do parto e nas instruções adequadas à condição da mulher que pretende engravidar, que já está gestante e para aquelas em situação de pós-parto.  

 

3 . Enfermagem Clínica e Cirúrgica  

Os enfermeiros clínicos atuam na assistência aos pacientes que se encontram em estado de internação com foco clínico ou cirúrgico. O enfermeiro desta especialidade lida com a avaliação de riscos ao paciente, a implantação de métodos de segurança à saúde do indivíduo, o auxílio ao médico no momento de uma cirurgia e nos cuidados pré e pós-operatórios. 

 

Realizando um trabalho com comprometimento e mantendo-se atualizado por meio da participação em cursos, eventos ou programas de pós-graduação o profissional de enfermagem pode, sim, construir uma carreira exitosa, oferecendo uma boa saúde à população. 

Além das três opções mostradas acima, o enfermeiro pode seguir carreira acadêmica, prestar concursos públicos, trabalhar na área de gestão de espaços de saúde, na enfermagem psiquiátrica, na enfermagem de resgate e inúmeras outras opções. Como você vê, são muitas as possibilidades! 

 

Você já decidiu qual a área da enfermagem irá seguir? Será a enfermagem na Saúde da Família, na obstetrícia, na clínica-cirúrgica ou em outra especialidade? São muitas as possibilidades de atuação de um enfermeiro, qual será a sua? Deixe abaixo o seu comentário!