6 dicas para você se manter focado na faculdade!

Tempo de leitura: 2 minutos

6 dicas que ajudarão você a manter o foco na faculdade 

Manter o foco na faculdade não é algo assim tão fácil para a maioria dos universitários. Para garantir a responsabilidade de ser produtivo no ensino superior é necessário ter bastante disciplina, tanto para acompanhar o ritmo dos estudos quanto para garantir boas notas. Se você é um estudante universitário e pretende descobrir novas maneiras para manter a concentração, neste artigo você aprenderá 6 dicas que facilitarão a sua vida acadêmica. Confira!  

 1. Organize o seu local de estudos  

É difícil manter a concentração em um local bagunçado e inadequado para os estudos. Então, a nossa primeira dica diz respeito à organização necessária e útil que você deve ter para estudar de maneira confortável e produtiva. 

Antes de começar os estudos, selecione os objetos necessários para as suas horas de concentração, limpe e organize a sua mesa e tenha água e lanches suficientes para os momentos de estudo. Tais medidas evitam a falta de concentração. 

 

2. Defina o que precisa ser feito  

Qual disciplina você irá estudar? O que exatamente precisa ser estudado? Especifique bem quais serão as suas tarefas, ou seja, liste o que precisa ser feito. Desse modo, fica bem mais fácil cumprir as suas tarefas. 

 

3.Evite distrações  

Você não desgruda nunca do seu celular? As redes sociais, jogos eletrônicos, o computador e o celular são grandes fontes de distração. Para evitá-las, desligue os aparelhos eletrônicos e se concentre apenas nos estudos. 

Para facilitar, determine um tempo para uma pausa, nela você pode se conectar à internet. Por outro lado, se você precisa do celular ou do computador para fazer as suas atividades, a recomendação é sair de todas as suas redes sociais, para não ficar olhando-as a todo momento.  

 

4.Determine um tempo para um intervalo  

Os intervalos são ótimos momentos para o seu cérebro guardar e reter as informações estudadas. A cada uma hora de estudos você pode, por exemplo, fazer um intervalo de 10 minutos para um descanso mental. 

 

5.Varie o modo de estudar  

Não considere apenas uma leitura como estudo. Releia o assunto, fale para outra pessoa o que você entendeu, grave o que você aprendeu, faça mapas mentais, resolva questões, enfim, experimente novas formas de reter corretamente o conteúdo.  

 6.Cuide da sua saúde física e mental 

Durma bem, exercite-se, alimente-se adequadamente (lanche uma fruta ou um suco natural) e saia com seus amigos ou familiares para conversar.   

 

[BÔNUS]  

  • Estude no mesmo dia algo a mais sobre o assunto que foi aprendido na sala de aula; 
  • Quando você passar por um momento de teste, respire fundo e pense nos seus objetivos, analise o que realmente é necessário para alcançá-los e faça o que precisa ser feito. 

 

E você? Segue alguma dica que não foi apresentada no texto? Compartilhe conosco nos comentários e ajude também os seus colegas a manter o foco!