Evite estes 9 erros e seja aprovado no vestibular

Tempo de leitura: 3 minutos

Passar no vestibular requer bastante disciplina, estudos e controle da ansiedade. A aprovação no curso superior tão sonhado exige uma preparação intensa do vestibulando. Pensando nisso e para garantir a aprovação no seu vestibular, apresentaremos, abaixo, uma lista de 9 erros que devem ser evitados por todos que buscam o ingresso no ensino superior. Confira!

 

Erro 1: não fazer um plano de estudos

A maioria dos vestibulandos sofre desse mal, estudam desregradamente sem um cronograma e um prazo definido. Se você deseja realmente a sua aprovação, comece logo a estabelecer as matérias mais difíceis e as mais fáceis, após, verifique o tempo que falta para o vestibular e a sua disponibilidade semanal. Em seguida, faça um quadro ou uma tabela encaixando todas as disciplinas no tempo definido.

 

Erro 2: não ler o edital

O edital é o documento que apresenta informações ao vestibulando, tais como: data da prova, assuntos de cada disciplina, quantidade de questões, prazo para inscrição etc. Leia detalhadamente o edital do seu vestibular!

 

Erro 3: acumular conteúdo

O acúmulo de conteúdo deixa o estudante imerso em disciplinas e na ansiedade de querer estudar tudo ao mesmo tempo poucos dias antes da prova. Para evitar esse erro, retorne às orientações do erro 1.

 

Erro 4: não priorizar todas as disciplinas

Um perigo que pode prejudicar a sua preparação para o vestibular é priorizar apenas os estudos das suas disciplinas favoritas. Você pode não gostar de física, química, português, história ou qualquer outra disciplina, mas estudá-las e aprendê-las é sua obrigação no papel de vestibulando.

Se você não incluir no seu plano de estudos todas as disciplinas expostas no edital, provavelmente você terá que estudar por mais um ano.

 

Erro 5: não verificar as cores permitidas para as canetas

Geralmente as canetas permitidas no vestibular precisam ser esferográficas de corpo transparente com tinta azul ou preta. No edital é possível conferir as cores e modelos permitidos. Nada de levar canetas coloridas, certo?

 

Erro 6: fazer a redação de qualquer jeito

A sua nota não será resultado apenas das respostas das questões. Se no edital do seu vestibular houver a informação da existência de uma redação, prepare-se! A redação tem um grande peso na composição da nota final. Treine a sua escrita por meio de temas atuais e fique atento aos noticiários.

 

Erro 7: esquecer os documentos

Chegou o dia do vestibular, mas se você costuma esquecer datas, prazos, horários e documentos, lembre-se de preparar o seu material na noite anterior ao vestibular. Antes de sair, confira se você está levando algum documento oficial com foto e veja também se as canetas estão guardadas.

 

Erro 8: chegar atrasado

Este erro é frequentemente cometido por grande parte dos vestibulandos. Não corra o risco de perder a prova tão importante para a sua vida. Por isso, acorde cedo no dia do vestibular, arrume-se cedo e saia de casa com bastante antecedência.

É recomendado uma visita anterior ao local da prova caso você não o conheça, assim você evita ficar preso no trânsito ou até mesmo errar o caminho.

 

Erro 9: utilizar materiais eletrônicos ou outros materiais não permitidos

Um dos critérios para eliminação do vestibular é o uso de materiais eletrônicos no momento da prova ou de qualquer outro material não permitido, como calculadora e livros, por exemplo. Leia o edital do seu vestibular para saber os itens que desclassificam os candidatos.

 

Agora você já está bem informado e preparado para conseguir uma boa colocação no vestibular. Evite todos os erros mostrados acima e garanta a sua vaga no ensino superior!

 

Compartilhe estas informações com seus amigos! Aproveite para deixar o seu comentário!