Acerte na escolha do tema do seu TCC!

Tempo de leitura: 4 minutos

A necessidade de escrever um Trabalho de Conclusão de Curso para o término do ensino superior é um fato que desespera inúmeros estudantes. Mas, essa etapa pode ser uma fase de muito aprendizado quando bem aproveitada.

Com a leitura deste texto você vai descobrir todas as informações para acertar na escolha do tema do seu TCC.

 

Deixe o medo de lado

O Trabalho de Conclusão de Curso, ou simplesmente TCC, é um requisito necessário para a conclusão de um curso superior de grande parte das instituições, que são livres para regulamentar as normas de cada curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso pode ser exigido na forma de um artigo, de uma monografia, relatório de pesquisa, estudo de caso, livro, entre outras.

Normalmente, nas primeiras semanas de aula do ensino superior o aluno já é informado sobre as regras de seu TCC, o estudante também pode procurar a coordenação de seu curso e pedir informações antecipadas.

Vale lembrar que, geralmente, as instituições de ensino superior dividem a elaboração do TCC em duas disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II. A apresentação definitiva do trabalho é feita na segunda disciplina.

 

A escolha do tema

Para acertar na escolha do tema do seu TCC é preciso pesquisar assuntos de uma área do seu interesse. No decorrer das disciplinas, o estudante já consegue perceber a área e alguns assuntos que lhe são mais estimados.

Então, o primeiro passo é saber o que você quer pesquisar. O segundo passo é anotar as preferências e, em seguida, chega-se ao terceiro passo que é o momento da pesquisa.

Na etapa da pesquisa, o estudante ao buscar os autores que tratam sobre o assunto anotado, deve observar se eles são ou não muito discutidos. É importante atentar-se a esse fato, pois a sua pesquisa deve sempre apresentar um aspecto novo do assunto, ou seja, uma visão diferente.

Uma dica útil é ler as referências e grifar logo os trechos importantes dos livros, sempre anotando as suas considerações a respeito do que foi lido. Assim, fica mais fácil inserir, posteriormente, as citações no trabalho.

 

Delimite o tema

Sintetizar ou restringir, esses são os significados para a palavra delimitar. A delimitação do tema é importante para guiar o estudante no seu processo de escrita. Por exemplo, o estudante decidiu que tratará sobre o tema “água” no seu TCC, é perceptível que apenas o tema “água” é muito abrangente.

Dessa forma, para conduzir a pesquisa de uma maneira mais concreta, o estudante poderia delimitar o seu tema para “o desperdício da água nas casas das grandes cidades”. O tema “água” ainda será tratado, no entanto, de uma maneira mais precisa.

 

A importância do orientador

Se, para você, o processo de escolha e delimitação do tema não estiver sendo fácil, é recomendável pedir a ajuda de um orientador. O orientador é o professor responsável por ajudar o processo da escrita de seu trabalho.

Geralmente, o estudante precisa definir seu orientador apenas na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I. Para que essa escolha seja acertada, o estudante precisa pesquisar os temas de pesquisa dos seus professores, após isso, deve-se convidar um deles para o processo de orientação.

 

Então, guarde todas estas dicas e acerte na sua escolha:

  • Anote todos os temas de seu interesse;
  • Selecione um ou dois temas que são mais atrativos para você;
  • Faça pesquisas sobre esses temas, depois das pesquisas iniciais escolha apenas um deles para continuar;
  • Encontre autores que discutam o tema em artigos ou livros;
  • Delimite o tema e retorne a busca por novos autores;
  • Faça um esboço com suas ideias para a composição do trabalho;
  • Apresente e discuta as ideias com o seu orientador;
  • Defina um prazo para a execução da pesquisa;
  • Pense nos benefícios que a sua pesquisa trará para a academia e para você como pesquisador;
  • Decida se a pesquisa do seu TCC terá continuidade, ou seja, se ele será utilizado para uma pesquisa maior de um programa de pós-graduação;
  • Adeque o seu tempo de produção do TCC com as outras disciplinas obrigatórias;
  • Não acumule as leituras;
  • Faça tudo no tempo estipulado, evitando a entrega de um trabalho incompleto.

 

Pronto, ao seguir todas essas recomendações você não só acertará na escolha do tema do TCC como também terá uma boa nota com a sua pesquisa.

Agora, deixe nos comentários a relevância do tema do seu TCC.