Até que ponto os aparelhos eletrônicos podem ajudar na sua vida acadêmica?

Tempo de leitura: 2 minutos

A tecnologia e seus dois lados! 

 

Esse texto é para você que está se preparando para entrar em uma faculdade como também para você que já está realizando o seu curso dos sonhos. 

 

É inegável que a tecnologia é uma baita ajuda na hora de fazer inúmeras atividades acadêmicas ou escolares. Por exemplo, através dela podemos ter acesso a informações de forma rápida e muito prática. 

 

Não é mais necessário juntar vários livros para fazer uma pesquisa. Com apenas um celular na mão, é possível ter acesso a uma grande soma de obras e tornar todo o seu trabalho mais rico. Além disso, pode tornar o seu aprendizado ainda mais interativo. 

 

Mas, nem tudo são flores! Apesar de ter um amplo lado positivo, muitos ainda utilizam a tecnologia de forma desfavorável. E para que isso aconteça nem precisa acontecer algo ilícito, simplesmente o fato de passar muitas longas horas diante de jogos ou redes sociais, já é um sinal de que o uso está desfavorável. 

 

Isso pode minar suas programações de estudo e suas atividades acadêmicas, deixando você como que um prisioneiro da tecnologia, e de um elemento bastante atrativo que é a Internet. Algumas dicas de como você pode usar a tecnologia a seu favor? 

 

– Através de aplicativos para aparelhos celulares ou sites é possível simular questões de provas diversas, e essa forma de aprender pode ser bastante benéfica para quem tem dificuldades de aprendizado.  

– Podcasts também podem ajudar os alunos a ficarem inteirados sobre assuntos atuais e discussões mais profundas acerca de política, e outros temas. 

 

– Quem disse que é só criança que aprende com animações ou vídeos? Estudantes de todas as idades, em especial aqueles que possuem uma memória mais fotográfica, também podem tornar o seu aprendizado mais interativo e produtivo com o uso desses artifícios. 

 

E como você pode descobrir se o seu uso da tecnologia já está lhe trazendo consequências ruins? 

 

  1. Você passa quanto tempo do seu dia online nas redes sociais?
  2. Está deixando de cumprir responsabilidades devido ao uso do celular?
  3. Fica ansioso e irritado só de pensar em ficar longe do celular ou outros aparelhos eletrônicos?
  4. A sua interação com outras pessoas, como amigos e família, está sendo reduzida?
  5. Não consegue ficar pelo menos um turno sem o seus aparelhos eletrônicos?

 

Faça essa autoavaliação sobre essas questões acima e analise onde você pode melhorar!