Aprenda como ser um bom calouro

Tempo de leitura: 4 minutos

Todos os anos, milhares de pessoas entram no tão sonhado curso superior e, depois que a matrícula é feita, elas se tornam calouros, ou seja, quem acabou de ingressar na faculdade. Os calouros se opõem aos veteranos, alunos que já estão há mais tempo na instituição.

Geralmente, ao chegar no curso superior, os alunos não sabem como se portar nessa nova fase estudantil.

Por isso, neste texto, auxiliaremos você a aprender o que fazer para ser um bom calouro. Com as nossas informações, você estará bem orientado sobre como enfrentar esse período da melhor maneira possível!

 

Conheça a instituição e as pessoas que estudam ou trabalham no ambiente

É normal se sentir perdido nos primeiros dias de aula, o ambiente é totalmente novo, as pessoas são diferentes e os professores não são iguais aos professores do ensino médio. Para superar esse desconforto inicial, é recomendado conhecer a instituição.

Algumas maneiras são: caminhar por todos os locais da faculdade, aprender onde fica a biblioteca, os laboratórios, a coordenação do curso, a secretaria acadêmica e as salas de aula.

Conheça as pessoas que já estudam na faculdade, ou seja, os veteranos, eles podem dar dicas sobre os estudos e adaptação acadêmica. Saiba também quem são as pessoas que trabalham na faculdade e qual a função de cada uma delas. Caso surja algum problema, você já sabe para quem deve pedir ajuda.

 

Outra recomendação válida é conhecer o corpo docente da instituição. Saber o que os professores estudam e se eles possuem grupos de pesquisa pode abrir as portas para uma vida de pesquisa científica, rumo a um programa de pós-graduação.

Além disso, procure conhecer os seus colegas de turma, saiba de qual lugar eles vêm, o que eles fazem fora da faculdade e marque encontros com seus colegas fora do ambiente acadêmico. Mostre-se interessado em ter uma aproximação com as pessoas, evite o isolamento!

 

Consiga boas notas desde o início do curso

O melhor momento para se conseguir boas notas é sempre no início de uma disciplina, e se as notas excelentes forem alcançadas no início da graduação, maiores são as chances de você ter um bom rendimento acadêmico.

O índice de rendimento acadêmico é gerado a partir das notas de todas as disciplinas. Obter um bom rendimento acadêmico garante a oportunidade de ser chamado para programas de estágio, de ser bolsista em programas da faculdade e de ter um histórico acadêmico excelente para poder ser mostrado nas entrevistas de emprego ou de programas de pós-graduação.

Para conseguir boas notas desde o início do curso e garantir um bom índice de rendimento acadêmico, não acumule trabalhos. Fuja da procrastinação!

 

Então, não perca tempo! A hora de conseguir boas notas é agora.

 

Seja autônomo

As aulas na faculdade acontecem, às vezes, em turnos ou em horários específicos ao longo do dia ou noite, e não há uma cobrança excessiva por parte dos professores como acontecia no ensino médio. No ensino superior, o aluno precisa ser autônomo, ou seja, construir o seu conhecimento.

Os professores do ensino superior oferecem aos alunos a possibilidade da busca por uma autonomia acadêmica.

Para ser um aluno autônomo, o estudante precisa reforçar, em sua casa e de diferentes maneiras, o conhecimento aprendido em sala de aula. Para isso, é recomendado fazer pesquisas sobre os assuntos estudados, estudar por meio de vídeos na internet, fazer perguntas ao professor na sala de aula, ler livros sobre o conteúdo, saber se existem filmes, revistas e artigos acadêmicos sobre o tema.

Ou seja, ser autônomo é não esperar apenas o professor mostrar o caminho, o aluno tem que descobrir o caminho.

 

Aprenda a conviver com pessoas diferentes

Na faculdade você conhecerá pessoas de diversos lugares, com idades e saberes diferentes. Com isso, você pode ter colegas que não tenham o mesmo pensamento que o seu.

Para evitar conflitos, é necessário aprender a conviver, desde o início, com todos os colegas de sua turma, pois a convivência será intensa até o término da graduação. Será um teste para o mercado profissional, no qual você encontrará pessoas de diversas características.

 

Então, com essas dicas você já sabe como ser um bom calouro. Esperamos que a fase de descoberta do mundo superior seja agradável para todos os novos alunos!

 

Deixe nos comentários alguma lembrança marcante da sua época de calouro!