Apresente o seu TCC sem medo

Tempo de leitura: 3 minutos

O trabalho de conclusão de curso ou simplesmente TCC é necessário para a conclusão de um curso superior. Apesar de geralmente ser antecedido pela realização e apresentação de um pré-projeto da pesquisa, a apresentação do TCC ainda causa apreensão em muitos estudantes universitários. Mas, você sabia que é possível apresentar o TCC sem medo? Quer saber como? Continue a leitura e descubra neste texto!

 

Planejamento para a apresentação de um TCC sem medo

Uma excelente apresentação de TCC começa antes do dia oficial, ou seja, é preciso estar preparado com antecedência para tudo que possa ocorrer no momento da defesa. Estudar muito o assunto para compreendê-lo, de fato, e ser capaz de expor sobre ele é um requisito essencial para acabar com o medo do esquecimento ou de não argumentar com consistência.

Ensaie seu TCC repetidas vezes com seus colegas de faculdade, amigos ou familiares e lembre-se de cronometrar o tempo e de indagá-los sobre o entendimento do que foi exposto por você.

Quanto aos slides, eles precisam ser agradáveis aos olhos da banca e do público. O que isso quer dizer? Isso quer dizer que você deve tornar a sua apresentação atrativa, fazendo uso de exemplos para o que será dito e de recursos visuais diversos nos slides, como infográficos, tabelas e gráficos. Além disso, não inclua blocos de textos em todos os seus slides, insira tópicos que o ajudarão no momento da defesa do seu trabalho e padronize o formato dos slides.

O tempo de apresentação do TCC é limitado, por isso, não há tempo suficiente para apresentar todo o trabalho, converse antecipadamente com o seu orientador e peça indicações sobre o que é importante expor.

Verifique, também, se a sua faculdade possui um manual de orientação para a apresentação do TCC, se a sua faculdade possuir o manual, siga as recomendações. E, se for possível, assista a outras apresentações de TCC antes da sua apresentação, assim você saberá como ocorre toda a dinâmica de apresentação e avaliação da banca.

Agora que você já estudou bem sobre o assunto, releu o seu texto, preparou os slides e sabe o que falar no começo, no meio e no fim, chegou o momento de fortalecer os preparativos.

 

O que fazer antes e no dia da apresentação?

Manter uma boa alimentação, uma rotina de sono e momentos diários para exercícios físicos são recomendações básicas e importantes que devem ser seguidas por todas as pessoas, mas caso você ainda não as execute, chegou o momento de mudar os seus hábitos.

A apresentação do TCC exige que o formando esteja tranquilo, que saiba controlar suas emoções e que esteja saudável, pois assim ele terá disposição para enfrentar os momentos decisivos da apresentação, evitando ansiedade e nervosismo.

Procure relaxar no dia anterior à apresentação, saia com os amigos para uma atividade leve e deixe a sua mente calma. Chegue cedo ao local da apresentação, confira se todos os equipamentos necessários estão disponíveis, ligue-os e verifique se estão funcionando corretamente. Além disso:

  • No momento da fala, não ande muito ou faça movimentos bruscos, eles podem tirar a atenção do público;
  • Fale direcionando o olhar para o público e mantendo a cabeça erguida;
  • Elabore a sua fala a partir dos tópicos do slide;
  • Leve um relógio ou peça para alguém cronometrar o tempo e sinalizá-lo a você;
  • Leve a sua apresentação em várias plataformas, assim você não corre o risco do seu pen drive não funcionar.

 

Agora você está preparado para fazer uma grande apresentação do seu TCC e garantir uma excelente nota no trabalho que você se dedicou por tanto tempo. Estude, ensaie, antecipe os possíveis questionamentos que podem ser feitos e mantenha a calma!

Compartilhe conosco, como você está se preparando para a apresentação do seu TCC? Deixe seu comentário!