Como aproveitar o período de férias da faculdade

Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar de a faculdade ser um ambiente repleto de pessoas agradáveis, encontros divertidos e muito aprendizado, as férias são muito aguardadas pelos acadêmicos, seja para descansar, viajar, fazer um curso ou se divertir com os amigos. Separamos algumas dicas para você que quer aproveitar as férias da faculdade com novas opções de lazer e estudos.

Continue acompanhando o texto e descubra como fazer das suas férias um período de grandes descobertas!

 

Melhore o seu currículo acadêmico

Que tal escrever e enviar um artigo para aquele evento que está com inscrições abertas e que você quer tanto ir? Nas disciplinas da faculdade é comum que a escrita de artigos acadêmicos seja solicitada pelos professores, então, não deixe os seus artigos guardados na gaveta. Alguns dias de suas férias podem ser úteis para:

  1. Fazer uma pesquisa e preparar o esboço de um artigo ou projeto;
  2. Revisar e atualizar as informações de um artigo do início do curso. Assim será possível submetê-lo a uma revista ou congresso acadêmico.

Alguns eventos ou palestras de faculdades e universidades acontecem nas férias, aqui está uma boa oportunidade para incrementar o seu currículo acadêmico. Você curte os seus dias de férias, pois esses eventos são rápidos, conhece estudantes e professores de outras instituições e ainda aprende muito, bacana, não é mesmo?

 

Adquira experiências profissionais

Além de serem excelentes oportunidades para conhecer o mercado de trabalho, as experiências profissionais são sempre exigidas nas entrevistas de emprego. E aí, o que fazer para conquistar uma oportunidade? A dica é: procure estágio. Muitas empresas divulgam oportunidades de estágio na televisão, nas redes sociais e em sites de vagas de emprego.

Fique sempre atento aos noticiários, visite algumas empresas nas férias para averiguar se estão com vagas abertas e crie o hábito de acessar sites de vagas de emprego. O que não vale é ficar parado esperando a vaga surgir sem o seu esforço. Mexa-se!

 

Adquira novos conhecimentos

Aprender algo novo estimula a capacidade cognitiva, propicia a criação de novas amizades e é uma ótima indicação de atividade para as férias. Veja só uma lista de atividades que são possíveis de aprender neste período de férias da faculdade:

  • Tocar violão ou outro instrumento;
  • Dançar;
  • Desenhar;
  • Escrever melhor;
  • Fotografar;
  • Conhecer um novo jogo ou atividade física;
  • Cozinhar;
  • Iniciar os estudos de uma língua estrangeira;
  • Aprender a usar programas do seu computador;
  • Conhecer as regras de formatação para trabalhos acadêmicos;
  • E muito mais.

 

Divirta-se

Afinal, é férias! Nada melhor do que descansar e se divertir, não é? Neste período também vale ler livros do gênero que você adora, acompanhar suas séries prediletas, descobrir novos filmes, fazer atividades físicas na companhia de amigos e familiares, visitar os tios e primos que moram em um local distante, sair com os amigos da faculdade ou viajar para uma cidade nunca visitada.

Aproveite o período de descanso das aulas do ensino superior para repousar e retornar para o segundo semestre letivo com muito mais disposição para aprender.

 

Você tem uma sugestão de atividade para as férias da faculdade? Deixe seu comentário e aproveite para compartilhar o texto com seus amigos. Boas férias!