Conheça as possibilidades de atuação do profissional Nutricionista

Tempo de leitura: 2 minutos

O curso de Nutrição

O curso de nutrição é na modalidade bacharelado e possui a duração de 4 anos em média. O curso traz várias possibilidades de atuação para o bacharel, e a sua grade curricular abrange vários aspectos importantes para o cuidado do ser humano através dos alimentos. Além das aulas teóricas, o curso de nutrição também conta com uma quantidade considerável de aulas práticas em laboratórios e nos estágios.

Algumas disciplinas que são administradas no curso de nutrição são: bioquímica, anatomia, dietoterapia, fisiologia, psicologia da saúde, dentre outras. O nutricionista é um profissional cada vez mais requisitado pela sociedade, tendo em vista a grande procura por uma vida mais saudável. Isso mostra que o mercado de trabalho para esse profissional está com portas abertas, com amplas possibilidades de atuação.

As possibilidades de atuação do profissional Nutricionista

O nutricionista atua, dentre outras possibilidades, na promoção da saúde através da elaboração de planos alimentares para indivíduos ou para um grupo deles, no caso de restaurantes ou outras instituições. Algumas das áreas em que o nutricionista pode atuar são:

Nutrição Clínica: Nesse caso a avaliação nutricional é feita individualmente, elaborando-se uma dieta específica para o caso do paciente. Na nutrição clínica, o profissional poderá atuar em hospitais, clínicas, consultórios ou até mesmo com atendimento domiciliar.

-Nutrição Esportiva: Essa possibilidade de atuação já refere-se mais ao caso do acompanhamento nutricional de atletas ou aqueles que praticam algum tipo de atividade física, e a dieta é passada dependendo do objetivo e da atividade física praticada pelo paciente.

-Saúde Coletiva: Cuida da saúde de um grupo de pessoas, e não mais individualmente como no caso da nutrição clínica. Nesse caso, o profissional poderá atuar em restaurantes, refeitórios ou até mesmo na área de vigilância sanitária fiscalizando outros locais.

-Docência no Ensino Superior: Há ainda a possibilidade de atuação do nutricionista no ensino em instituições de ensino técnico e superior.

É importante mencionar que o profissional  em nutrição deve ser registrado no Conselho Regional de Nutrição e também deve ser graduado por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

Além das possibilidades citadas aqui, há ainda outras que o nutricionista poderá seguir, por exemplo, marketing nutricional, gastronomia, indústria de alimentos, laboratórios etc. Se você gosta da área de nutrição, invista em sua formação profissional na área da sua preferência e, dessa forma, você se tornará um profissional de sucesso.

Mas, e você, já decidiu qual área da nutrição deseja seguir?