Como escolher o curso superior

Tempo de leitura: 2 minutos

A realização de um curso superior decide a vida profissional do estudante. Apesar de hoje a escolha não ser obrigatória para a vida toda, como algum tempo atrás em que as pessoas exerciam a mesma profissão por longos anos, essa decisão será responsável na modificação da rotina e do futuro do estudante.

Por isso, quanto mais bem planejada a escolha, maiores são as chances de não errar.

Porém, vários fatores influenciam na decisão por um curso superior. Os pais podem ter um sonho que desejam que os filhos o realizem, não é incomum ver pais que falam aos amigos “Meu filho vai ser médico” ou “Minha filha vai ser uma excelente advogada” mesmo quando seus filhos ainda são crianças e nem pensaram em qual profissão seguir.

Existem também alunos que já sabem, desde cedo, qual caminho seguir e são orientados, ao longo da vida estudantil, pela escola ou família a reforçar o desejo e conhecer bem a área pretendida. No entanto, grande parte dos estudantes não sabe o que escolher e se baseia em testes vocacionais ou na sugestão de familiares.

Para esses estudantes que são inseguros quanto à escolha, um perigo pode se fazer presente: ingressar em um curso que não é o esperado, apenas por causa da nota de corte.

Entrar em um curso porque é mais fácil pode causar uma grande decepção, pois ao longo das aulas, o estudante vai se sentir “perdido” entre seus colegas e professores. Entretanto, se o estudante já tiver uma familiaridade com a área do curso em questão, é possível que ele goste do curso, conclua-o e faça sua carreira na área. Mas é melhor estar convicto da decisão para não desistir no meio do caminho.

Dessa maneira, não é recomendado basear a escolha em notas de corte, pois as chances de erro são maiores do que as chances de acerto.

Então, siga sua vocação, estude para alcançar a nota de corte do curso almejado, pesquise, peça ajuda aos seus pais e amigos, mas escolha com calma e pense nas consequências. Assim, você evitará frustrações e perda de tempo.

 

Depois dessa leitura, você ainda tem dúvidas sobre a escolha do curso superior? Deixe seu comentário.

  • Sueyla

    Estou na dúvida entre qual curso escolher.
    Nutrição, administração,ciências contábeis?