Defina metas para otimizar seus estudos

Tempo de leitura: 2 minutos

Ter um bom rendimento nos estudos requer bastante dedicação, comprometimento e ânimo para continuar a seguir o caminho. Além disso, otimizar os estudos por meio da elaboração de metas consistentes é uma forma de garantir o êxito no percurso acadêmico e obter bons resultados em seguida.

Quer saber mais sobre como a definição de metas pode ser uma aliada nos seus estudos? Continue lendo este texto!

 

Otimizar os estudos da faculdade

A melhoria das técnicas de estudos da faculdade é útil para o aumento da produtividade, organização da rotina e até mesmo para manter a motivação. Então, o que é preciso fazer?

O primeiro passo é investir no autoconhecimento, saber o que você quer, aonde quer chegar e o motivo pelo qual você faz o que faz. É simples, mas muitos estudantes não reservam um tempo para a análise de si mesmos.

O segundo passo é ser realista, não adianta estabelecer várias metas ou metas inalcançáveis quando você mesmo percebe que não conseguirá atingi-las.

O terceiro passo é definir prazo para as metas, se você quer concluir uma disciplina com notas altas, será preciso estudar diária ou semanalmente para conseguir esse resultado, acrescentar o passo a passo a ser seguido também é válido. Exemplo: estudar a disciplina XXX nas segundas, quartas e sextas, das 14h às 16h.

Por fim, o quarto passo é avaliar se as metas propostas por você precisam ser alteradas.

 

Metas para otimizar os estudos

Antes de tudo, você precisa saber que uma meta é diferente de um objetivo. Um objetivo diz respeito ao ponto de chegada e uma meta diz respeito ao que será feito para chegar até a conquista. Então, se o seu objetivo é ganhar uma bolsa de iniciação científica, você terá que se preparar por meio do estabelecimento de algumas metas, como: estudar muito alguma disciplina, ter boas notas ou elaborar um projeto.

 

Dicas de como otimizar os estudos
  • Você já ouviu falar no método SMART? Ele é um método útil para a identificação e elaboração das suas metas. SMART significa:
  • Specific = específica
  • Measurable = mensurável
  • Attainable = alcançável
  • Relevant = relevante
  • Time-bound = temporal

Então, seguindo o método SMART, as suas metas precisam ser claras, detalhadas e possíveis de serem alcançadas. Questione-se sempre se as metas propostas ajudarão, de fato, você a conquistar seus objetivos.

 

  • Escreva as suas metas. Escrever é uma boa maneira de visualizar constantemente os seus propósitos e lembrar o que você ainda precisa fazer ou conquistar.

 

Com a aplicação do método SMART, da escrita e da avaliação periódica das suas metas de estudos, da elaboração de um cronograma e de muita força de vontade, a sua vida acadêmica será, sem dúvidas, mais organizada e bastante frutífera. E aí, que tal começar hoje mesmo a estabelecer as suas metas?

 

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!