Descubra como aproveitar ao máximo os seus últimos períodos na faculdade!

Tempo de leitura: 4 minutos

O que fazer no último ano na faculdade 

O último ano na faculdade representa um período de muitas obrigações, nostalgias e algumas incertezas pelo futuro que está por vir. A rotina não será mais a mesma, a faculdade, os amigos, os eventos e todas as experiências ficarão na memória. Mas, não se assuste, a reta final da graduação não deve ser vista como um período assustador. É possível passar por esse momento de maneira esperançosa, determinada e mais tranquila. Quer saber como? Continue lendo este texto e descubra o que fazer no último ano da faculdade. 

 

Vença o cansaço 

Você deve estar pensando “Finalmente o último ano na faculdade chegou” ou “Estou muito cansado, não vejo a hora de concluir a graduação”. Sentimentos de angústia e falta de ânimo podem surgir na reta final do ensino superior, pois, apesar de ser um período bastante aguardado, os semestres finais trazem consigo responsabilidades maiores, tais como a elaboração do trabalho de conclusão de curso e os estágios, além das provas e trabalhos habituais das outras disciplinas. 

Portanto, para encarar esse período da melhor maneira possível, evitando estresse e ansiedade, vença o cansaço por meio do entusiasmo, cuidado com a saúde e compartilhamento de experiências, medos e alegrias com seus familiares e amigos. Lembre-se de recuperar a animação que você sentiu no momento da sua aprovação no curso superior! 

 

Pense na sua carreira 

O último ano na faculdade é o período ideal para o planejamento da carreira. Você já sabe em qual área vai atuar? Se você estiver estagiando, já certificou as possibilidades de efetivação? Quais são os seus planos para os próximos 5 anos, por exemplo? Você fará pós-graduação do tipo lato sensu ou stricto sensu? Já pensou na possibilidade de um intercâmbio para aperfeiçoar uma língua estrangeira? Você conhece os programas de trainee oferecidos por empresas de diversos ramos? Você procurará emprego na sua cidade ou em outras regiões? Você fará concurso público? Já pensou em ser empreendedor? 

Ufa!! Foram muitas os questionamentos feitos acima, não é mesmo? Mas eles são importantes e necessários de serem realizados, pois orientarão as suas escolhas, a sua carreira e o seu futuro!   

 

Verifique o cumprimento da carga horária das atividades complementares 

As atividades complementares são requisitos que devem ser cumpridos para a conclusão de uma graduação. Por isso é importante saber desde o início do cursos a carga horária estipulada pela sua faculdade para as atividades complementares e as atividades possíveis de serem feitas.  

Então, você que chegou aos últimos períodos do curso, reveja se a sua carga horária já foi cumprida. Se sim, ótimo! Se não, acelere! 

 

A organização da formatura 

Além da apresentação do tcc e dos términos do estágio, o que mais significa que está próxima no último ano da faculdade? Acertou quem disse: a formatura. Isso mesmo, os momentos tão esperados de colação de grau, aula da saudade, baile de formatura, descerramento de placa e as cerimônias religiosas comuns a esse período precisam ser planejados por todos os concluintes.  

Assim, a organização da formatura e a espera pela chegada de todos esses dias com a confraternização entre amigos e familiares não deve ser deixada para as semanas finais do curso. Aproveite o seu último ano como universitário para planejar todos os detalhes das festas que, sem dúvidas, serão inesquecíveis e lembradas por toda a vida. 

 

Aproveite o momento  

Isso mesmo. Após a conclusão do curso superior você não irá mais para a faculdade diariamente e nem verá mais seus amigos e professores com tanta assiduidade, por isso, caro futuro formando, aproveite o momento, sem esquecer das suas responsabilidades. Atitudes simples como convidar seus amigos para um lanche da tarde na lanchonete que vocês frequentavam no início do curso são opções saudáveis e acessíveis para relembrar todos os momentos vivenciados ao longo do curso. 

 

E você, que está no último ano da faculdade e prestes a concluir a sua graduação, como está sendo este período? Deixe abaixo o seu comentário!