Descubra como conciliar trabalho e estudos

Tempo de leitura: 3 minutos

Conciliar trabalho e estudos está sendo uma missão impossível para você? Alguns estudantes trabalham e estudam ao mesmo tempo, e um fator não impede que o outro aconteça. Manter uma rotina organizada é uma recomendação que deve ser seguida por quem está nessa fase da vida. Quer saber outras sugestões para harmonizar a sua vida acadêmica com a sua vida profissional? Continue lendo este texto e veja o que fazer!

Você não consegue conciliar trabalho e estudos?

As suas rotinas acadêmica e profissional estão sendo bem cansativas, e enfrentá-las tornou-se um desafio? Ou ainda, você trabalha, começará um curso superior e está com dúvidas se conseguirá manter as duas rotinas? A resposta é sim para as duas situações, é possível conciliar trabalho e estudos, contudo, para isso, é necessário ter foco, dedicação e bastante organização.

Comece elaborando uma tabela da sua rotina atual, com seus horários de estudo, trabalho, deslocamento e realização de outras tarefas. Em seguida, observe-a e reflita como você está utilizando o seu tempo. Veja as atividades que podem ser retiradas, provavelmente você dedica alguns bons minutos do seu dia para ficar na internet sem um objetivo, não é mesmo? Reduza esse e outros momentos improdutivos do seu dia a dia!

Agora, que você já tem a percepção sobre o preenchimento das suas 24 horas diárias, distribua o seu tempo de maneira consciente: elabore outra tabela e distribua suas atividades de modo que seja possível manter um equilíbrio entre elas. Analise também o tempo de deslocamento gasto para a faculdade e para o trabalho, torne esse trajeto produtivo com a resolução de um exercício, leitura do capítulo de um livro ou até mesmo a escuta de um podcast ou de uma aula gravada.

Em um primeiro momento, ao dividir o seu tempo para os estudos, pode até parecer atrativo estudar todo o assunto de uma única vez, mas não faça isso. Divida os seus estudos em blocos e faça intervalos curtos para descansar a mente e reter melhor o conteúdo.

Já no trabalho, se você tiver alguns minutos livres após o horário de almoço, gaste-os para a leitura de algum assunto da faculdade ou mesmo para descansar totalmente a sua mente para voltar revigorado aos estudos da noite. O importante é evitar deixar o tempo passar e, em seguida, ter a sensação de que não fez nada de útil com ele.

Além das recomendações acima, lembre-se sempre dos seus objetivos: qual a sua motivação para estudar? Qual a sua motivação para trabalhar?

Trabalho, estudos, família e lazer

E a família e o lazer como ficam em relação à rotina profissional e acadêmica? No tópico acima, você aprendeu a organizar a sua rotina, por meio da elaboração da tabela com seus horários e atividades que precisam ser feitas.

Ao preencher o seu tempo livre, não preencha-o completamente apenas com as obrigações do trabalho e da faculdade. Elas são importantes, lógico, mas tão importante quanto é dedicar um tempo para a família e o lazer. Ficar apenas na rotina ininterrupta de trabalhar e estudar, sem pausas para a sua vida pessoal pode resultar em uma sobrecarga mental, que gera estresse, indisposição e ansiedade.

Por isso, dedique algumas horas da sua semana para aproveitar a sua família, visitar seus parentes ou sair com seus amigos. O seu bem-estar e a sua saúde são importantes para você se manter motivado, disposto e saudável para conciliar os estudos e o seu trabalho de forma harmônica e produtiva. Lembre-se também de dormir adequadamente e de manter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, evitando alimentos industrializados.

E você, o que faz para conciliar trabalho e estudos? Deixe seu comentário e aproveite para compartilhar este texto com seus amigos da faculdade e do trabalho!