Dicas para uma boa alimentação para os estudantes universitários

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Que a rotina de um estudante universitário é bastante agitada, todos já sabem, não é mesmo? Por isso, a importância da atenção com os cuidados com a sua saúde merece sempre ser ressaltada para os alunos do ensino superior. Alimentar-se bem e fazer boas escolhas nutricionais são pontos fundamentais para o desenvolvimento de uma vida saudável e um rendimento acadêmico proveitoso. Quer saber como melhorar a sua alimentação e saber mais sobre o assunto? Neste texto, você entenderá o que deve ser feito para manter uma rotina de boa alimentação para os estudantes universitários! 

 

Boa alimentação para os estudantes universitários 

É preciso ter bastante disposição durante a realização dos estudos de nível superior, por isso as duas dicas essenciais são: alimente-se em horários regulares e leve lanches saudáveis na sua bolsa ou prefira-os no momento da compra. Confira algumas opções: 

  1. Frutas; 
  2. Biscoitos, bolos ou pães integrais; 
  3. Iogurtes; 
  4. Barrinhas de cereais; 
  5. Sanduíches naturais; 
  6. Ingira alimentos fontes de ômega-3, pois eles fornecem disposição e fortalecem a memória.  Alguns exemplos desses alimentos são: peixes, linhaça, frutos do mar e azeite de oliva; 
  7. Consuma alimentos ricos em ácido fólico, como couve e brócolis; 
  8. Prefira carnes e queijos magros. 

 

  • Não pule uma refeição – ao ficar muito tempo sem se alimentar, o estudante poderá ficar fraco, desconcentrado e recompensar a falta com alimentos mais calóricos; 
  • Evite ou diminua o consumo de alimentos industrializados; 
  • Tenha sempre perto a sua garrafa de água para manter o seu corpo hidratado; 

Outra dica fundamental é: Lembre-se sempre de levar os lanches em recipientes e bolsas adequadas, para evitar que eles estraguem.  

 

O consumo alimentar deve ser pautado no equilíbrio, evitando sempre o excesso e não se privando de uma alimentação variada. Alimentação saudável não é, necessariamente, sinônimo de alimentação restrita e monótona. Você pode se alimentar com frutas, legumes, leguminosas, carnes, cereais diversificados, nutrindo-se com alimentos que proporcionarão a você a energia necessária para aproveitar e ter bons resultados no seu curso superior. 

 

As suas escolhas alimentares são saudáveis ou não? Reflita sobre os nutrientes que você está ingerindo, melhore a sua alimentação e evite o aumento do risco do surgimento de doenças como hipertensão e colesterol. Para potencializar ainda mais a sua resistência e modificar os seus hábitos, comece, também, uma rotina de exercícios físicos. 

Então, agora que você já sabe que o seu comportamento alimentar influencia na sua disposição física e mental para a maratona de aulas, trabalhos, pesquisa e avaliações da faculdade, esperamos que as mudanças positivas aconteçam logo na sua vida. Fique à vontade para compartilhar o texto com todos seus amigos, levando conhecimento e saúde a eles!