Você sabe qual a diferença entre licenciatura e bacharelado?

Tempo de leitura: 2 minutos

Entendendo o que cada modalidade é. 

Para adentrarmos sobre o assunto, é ideal que explanemos sobre o que cada modalidade quer dizer. É importante saber que tanto o bacharelado quanto a licenciatura possuem a mesma base na formação, e, dependendo da instituição, em algum momento o estudante terá que optar por um dos dois. 

Vamos agora entender o que cada modalidade é: 

Licenciatura: a modalidade licenciatura é o tipo de graduação para quem quer ensinar. O objetivo é formar professores e educadores de educação básica.  

Bacharelado: a modalidade bacharelado forma profissionais que poderão atuar em uma ampla variedade de possibilidades, trata-se de uma formação mais generalista.

 

A possibilidades de atuação do bacharel e do licenciado. 

Engana-se quem pensa que a licenciatura exclui as oportunidades de atuação do profissional. São muitas as oportunidades de exercer suas habilidades. O curso de licenciatura, além de ensinar o conteúdo específico para cada área escolhida, por exemplo, geografia, matemática, português, dentre outros; também ensina disciplinas que serão base para o ensino como: gestão escolar, metodologias de ensino, etc. 

Além da atuação no ensino básico, em escolas públicas ou privadas, o licenciado poderá ser professor de faculdade, desde que faça pós-graduação na área, e esteja cumprindo as exigências da instituição que o vai contratar. Alguns cursos que podem ser licenciatura são: matemática, português, geografia, história, dentre outros. 

O bacharel, por outro lado, possui oportunidades de exercício pleno da profissão. O profissional é formado para atuar diretamente no mercado de trabalho, como é o caso do médico, advogado, farmacêutico, engenheiro, dentre outros. 

 

O que é melhor para você? 

Ao analisar de forma cuidadosa as opções de modalidade de cursos, o estudante deverá optar pela que ele se identifica melhor. Caso ele queira atuar na área do ensino, a licenciatura é o curso ideal, porém se desejar atuar em outras frentes poderá optar pelo bacharelado. Tudo depende do seu objetivo. 

Além disso, o estudante deve avaliar a instituição de ensino superior em que irá fazer o curso para que tenha maior segurança. Para isso, seria ideal que ele analisasse se a instituição é aprovada e reconhecida pelo Ministério da Educação, pois isso garantirá que ao final do curso receberá o tão sonhado diploma.