É calouro? Saiba como pode se adaptar mais rápido à faculdade!

Tempo de leitura: 2 minutos

Um novo mundo de conhecimentos! 

 

Sempre dá aquele friozinho na barriga quando o assunto é: ser novato na faculdade. Encarar uma nova rotina de aprendizado, amizades e por que não pressões e desafios, não é tão fácil quanto se imagina. 

É normal ficar ansioso antes de começar algo novo, em especial quando isso envolve um grande investimento de tempo, recursos financeiros e esforços. Mas, levando para o lado positivo, o fato de você estar ansioso é bom, pois indica que está realmente envolvido com todo o processo de ingresso. 

A ansiedade pode ficar ainda maior quando o estudante precisa mudar de cidade e ficar longe da família. Mas, a boa notícia é que tem como adotar algumas dicas para se adaptar melhor a esse novo mundo.  

O principal aspecto que você deve adotar é: ter uma visão positiva sobre as mudanças. Todos os desafios e alegrias que você poderá passar servirão de base para o seu amadurecimento, tanto pessoal como profissional.  

 

Passos para se adaptar mais rápido! 

 

Toda fase de mudança provoca algumas instabilidades, podendo fazer com que você se sinta meio confuso ou perdido. Agora, os conteúdos e o objetivo das aulas não são mais os mesmos do que os dados na escola.  

O que você pode fazer para facilitar a sua adaptação à faculdade; 

– Tenha autonomia para fazer as suas próprias atividades. Diferentemente da escola, na faculdade os professores não vão conferir se você realizou determinada atividade ou não, ou enviar notificações para os pais, ou ainda fazer reunião de pais. Você vai se autorresponsabilizar por realizar todas as suas atividades. E não pense que isso é ruim! Na verdade, esse é um grande passo rumo ao amadurecimento. 

– Procure saber e participar de atividades extracurriculares, bolsas, iniciação científica, todas as oportunidades que poderão fazer com que você tenha mais conhecimento e ao mesmo tempo se envolva mais com professores e outros alunos. 

– Pedir ajuda quando não conseguir algo também pode auxiliar você a se enturmar. Não se isole, procure ajuda quando não souber resolver algum assunto, pergunte para professores ou colegas de turma. 

– Não se desespere ao ver que nos primeiros períodos são oferecidas menos aulas práticas.Os primeiros anos do curso, geralmente, são com as disciplinas básicas, de caráter geral, que abrangem a profissão. 

Levando todas essas dicas, fica mais fácil se adaptar à nova rotina de aulas, à convivência com pessoas novas e a se dar bem na profissão mais tarde.  

 

E você, já passou por isso? Ainda vai passar? Como está a sua ansiedade?