Descubra como ser um excelente aluno no ensino superior

Tempo de leitura: 2 minutos

Após a exaustiva rotina de estudos para a entrada em um curso superior, o estudante é apresentado a uma nova rotina com a vida universitária. Engana-se quem pensa que o ensino superior exime o estudante de novos esforços.

Ser um excelente aluno na faculdade requer do estudante muito comprometimento, dedicação, autonomia e muitas outras características que você vai conferir neste texto.

 

1 – Seja um aluno autônomo

Um dos requisitos para ser um bom acadêmico é por meio do desenvolvimento de uma autonomia estudantil, isto é, ir além do que é solicitado pelo professor e também ser um construtor do seu conhecimento. Ser um aluno autônomo significa pesquisar, envolver-se em atividades extracurriculares, antecipar leituras e buscar novas formas para adquirir aprendizado, não esperar somente pelas orientações do professor.

 

2 – Frequente as aulas regularmente

Geralmente, no ensino superior, os seus pais não ficarão mais informados sobre todos os seus passos na faculdade, o que significa dizer que você assume uma maior responsabilidade pela sua vida estudantil. Para aproveitar bem todos os ensinamentos das disciplinas da faculdade, você deve estar presente na maior quantidade de aulas.

Pode ser bastante convidativo ficar em casa em uma sexta-feira, mas nesse dia você pode perder uma parte essencial da disciplina que será cobrada em uma prova ou até mesmo uma oportunidade de estágio. Você já pensou nisso?

 

3 – Participe das aulas

Não adianta frequentar todas as aulas se você não fazer valer a pena a sua ida à faculdade e os seus anos de estudos. Participe, questione, exponha suas dúvidas, não tenha vergonha de falar em público, afinal o público é composto por seus colegas e amigos.

Aprimore sua criticidade por meio da participação em debates e eventos. O curso superior é uma preparação para o exigente mercado de trabalho, aproveite-o para planejar a sua carreira.

A participação nas aulas também envolve a resolução de atividades, a entrega dos trabalhos no prazo determinado e a leitura de textos solicitados. Ser um aluno participativo é ser um aluno compromissado!

 

4 – Mostre-se

Mostrar-se? Como assim? Você deve estar se questionando neste momento. Mostrar-se significa não ficar restrito a um grupo ou a uma única tarefa. Drible sua timidez e comece, aos poucos, a fazer parte da organização de um evento ou da apresentação de um seminário. Utilize o seu tempo na faculdade para construir relacionamentos, seja com professores, seus colegas de classe, funcionários da faculdade os com os alunos de outras turmas.

 

5 – Amplie a sua bagagem cultural

Você precisa ter compromisso com os estudos, mas isso não significa que você deve abandonar os seus hobbies, é preciso apenas equilibrá-los com a sua nova rotina de estudante universitário. Assista a filmes, leia revistas, livros e jornais ou participe de atividades culturais. Sem dúvida, todas essas experiências serão úteis, de alguma maneira, nos seus estudos.

 

São essas as nossas dicas para você que pretende ser um excelente aluno. Lembre-se também de ser organizado, pontual e curioso. Qual sugestão você acrescentaria na lista acima? Deixe seu comentário!