Exercícios físicos contribuem no bom rendimento acadêmico

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Para ter um bom rendimento acadêmico é preciso estudar com bastante afinco, não é mesmo? Porém, a motivação nos estudos não permanece em um modo contínuo, e é por isso que você, estudante universitário, precisa descobrir maneiras saudáveis para incentivar a sua rotina de estudos para obter um melhor rendimento acadêmico. E os exercícios físicos proporcionam excelentes contribuições no desempenho acadêmico de um estudante, trazendo mais bem-estar, ânimo, autoestima e bom humor. Quer saber mais por que as atividades físicas são benéficas para o corpo e para mente? Então, continue a leitura deste texto!

 

Relação entre exercícios físicos e o bom rendimento acadêmico

O cérebro funciona melhor quando o corpo se movimenta. Um estudo publicado no The Journal of Pediatrics, no ano de 2014, realizado pela Universidade Autônoma de Madri revelou que, entre as crianças e os adolescentes participantes da pesquisa, aqueles que tiveram desempenho acadêmico melhor foram os que apresentaram uma boa capacidade cardiorrespiratória e habilidade motora, consequentemente os que praticavam alguma atividade física em seu dia a dia.

O estudo foi feito com crianças e adolescentes, no entanto, os resultados obtidos demonstram a eficiência dos exercícios físicos na cognição não só de crianças e adolescentes. As atividades físicas proporcionam mais disposição e ânimo para a realização dos deveres acadêmicos, além de serem benéficas à boa qualidade do sono, bom humor e mais energia para enfrentar as longas horas de estudo. Além de todos esses benefícios, os exercícios físicos ainda ajudam na prevenção de doenças, o sedentarismo, por exemplo, é a causa do surgimento de complicações como diabetes e hipertensão, além de ser um grande risco de morte.

 

Escolha o seu exercício físico

Qual será a sua atividade física? Selecionamos algumas opções abaixo, veja-as e comece a fazê-las por, no mínimo, 30 minutos ao dia:

  • Caminhada;
  • Corrida;
  • Natação;
  • Dança;
  • Jiu jitsu;
  • Yoga;
  • Patins;
  • Voleibol;
  • Handebol;
  • Futebol;
  • Basquete;
  • Andar de bicicleta.

 

Ao começar uma atividade física e criar uma rotina para mantê-la, seja três vezes na semana, 5 vezes ou mais, você estará mais motivado para as provas, trabalhos, projetos, artigos e aulas da faculdade. Os exercícios físicos melhoram a aprendizagem e até favorecem a produção de novos neurônios, reduzindo os níveis de estresse e ansiedade.

Então, você vai mesmo ficar aí parado? No início poderá ser mais difícil seguir uma rotina de exercícios, mas, com persistência, ficará mais fácil para cumprir a sua meta diária de atividades físicas.

 

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