Existe alguma relação entre dormir e aprender?

Tempo de leitura: 2 minutos

O que acontece quando dormimos? 

Sabemos que ter uma boa rotina de sono é fundamental para ter qualidade de vida. Além de ser indispensável para o corpo descansar, dormir traz muitos outros benefícios tanto para o próprio corpo como para a mente.  

Mas o que acontece quando estamos dormindo? 

Os estudiosos do cérebro afiram que o nosso sono é composto por estágios, e cada um eles traz um benefício específico para o funcionamento harmonioso da mente.  

Mas o que é importante destacar é que há um estágio durante o sono que é o responsável pela fixação de conhecimentos e da memória, que é o sono – REM, o estágio mais profundo do sono. 

Dessa forma, quando estamos dormindo é improvável que possamos aprender coisas novas, mas, certamente, o cérebro está fixando os acontecimentos do dia anterior. Com isso, podemos dizer que sim, o sono influencia no nosso aprendizado. 

Quando não dormimos bem, a capacidade do nosso cérebro para fixar o que aprendeu no dia anterior é limitada, prejudicando assim a retenção da memória.  

Além disso, dormir bem ajuda a associar aquilo que aprendemos com situações reais da vida e também integrar o conhecimento novo com outros que já não estão tão novos assim. 

 

O que você pode fazer para dormir bem apesar da correria na faculdade? 

Primeiramente é necessário entender que cada um tem suas necessidades diárias de sono, alguns podem precisar de mais e outros de menos. O importante é que você não se sinta cansado, e sim disposto após uma noite de sono.  

Algumas atividades podem ajudar você a dormir bem e consequentemente a reter melhor tudo o que você aprende durante aquele dia, vamos dar dicas de algumas delas. 

– Alimente-se bem! Sim, a alimentação influencia tanto na sua noite de sono, como também no seu processo de aprendizado. Uma alimentação adequada e balanceada ajudará você a ter mais qualidade de vida influenciando positivamente nos estudos. 

– Evite bebidas alcoólicas próximo da hora de dormir. O álcool pode interferir na qualidade do sono, fazendo você se sentir mais cansado. 

– Cuidado com a ingestão de cafeína ou estimulantes para não dormir, isso pode prejudicar a sua saúde e aprendizado. 

 

E você? Como tem equilibrado o seu tempo para que o seu aprendizado seja completo?