Como você pode fixar mais ainda o assunto dado em sala de aula

Tempo de leitura: 2 minutos

Aprender X Decorar 

Você consegue se lembrar de tudo o que você ouviu na sala de aula? Essa pergunta parece absurda, e não deixar de ser. Memorizar tudo é uma tarefa praticamente impossível de ser realizada e é normal, faz parte do processo de funcionamento do nosso cérebro. Algumas pesquisas chegam a mostrar que nós só aprendemos 10% das coisas que estudamos. 

Então, como podemos melhorar nossa capacidade de absorver informações e se dar bem nas atividades acadêmicas? Primeiramente, é importante saber a diferença entre aprender e decorar: 

Aprender um assunto vai muito além do que apenas lembrar, mas é quando realmente entendemos o assunto e o associamos a outros conhecimentos que já temos armazenado. Isso ajudará a aplicar o aprendizado nos vários aspectos de nossa vida. 

 Decorar é o ato de memorizar um assunto temporariamente, isso pode prejudicar você pois como o conteúdo é absorvido de forma temporária, na hora que você precisar dele, ele já pode ter ido embora. 

Como aprender os conteúdos? 

Fuja dos temidos brancos! Para isso procure aprender o máximo de conteúdos e não decorá-los. E aprender envolve também entender e aplicá-lo para a vida. Vamos agora ver alguns métodos que podem ajudar na fixação do conteúdo e melhorar o seu desempenho nas provas! Alguns deles são: 

– Tente entender o máximo da explicação dada pelo professor em sala de aula; 

– Não deixe para revisar o conteúdo visto no dia apenas depois de uma semana. Revise no mesmo dia, pois isso ajudará a deixar aquelas memórias mais vivas em sua mente. 

– Associe o que aprende a algo que faz parte do seu dia a dia. Isso vai facilitar bastante na hora de lembrar o que estudou. 

– Faça atividades sobre o que estudou. Praticar é uma das formas mais viáveis para não cair no esquecimento. Simule a prova com exercícios podendo até mesmo cronometrar o tempo que leva para responder uma determinada quantidade de questões. 

– Explique o que estuda para você mesmo. Sabe aquela técnica muito falada para você ficar na frente do espelho e fazer de conta que está explicando o assunto para outra pessoa? Pois é, ela funciona!  

E você, quais métodos usa para fixar o que escuta em sala de aula?