A importância da iniciação científica na faculdade

Tempo de leitura: 3 minutos

A iniciação científica é uma das atividades possíveis de serem desenvolvidas no ensino superior. Por meio dela, o aluno universitário tem a possibilidade de desenvolver uma pesquisa ou projeto sobre um tema já pesquisado por um professor da sua instituição. A iniciação científica é composta por dois personagens centrais, o orientador e o orientando, o professor e o aluno, respectivamente. Nesse contexto, a importância da iniciação científica na faculdade fica explícita, devido à produção de conhecimento e o desenvolvimento do aspecto investigativo no estudante universitário. 

 

Qual o papel da iniciação científica na faculdade e na sociedade?  

A função da iniciação científica na faculdade é promover a criação e o aprimoramento de conhecimento útil à instituição e à sociedade como um todo. A iniciação científica capacita alunos pesquisadores com um olhar crítico e curioso para o ingresso no mercado de trabalho ou para a continuação na vida acadêmica, em cursos de pós-graduação. 

Dessa maneira, o conhecimento adquirido e produzido dentro da faculdade pode ser aplicado na vertente da sociedade na qual ele faz parte. Além disso, também é possível disseminá-lo em grupos de pesquisa ou em projetos de mestrado e doutorado. 

 

Como divulgar a pesquisa científica? 

Os acadêmicos pesquisadores têm, em seu auxílio, diversos meios para a divulgação dos resultados dos projetos de iniciação científica por eles desenvolvidos. Confira as possibilidades: 

  • Apresentação em eventos da própria faculdade; 
  • Apresentação em eventos de outras instituições de ensino; 
  • Publicação de artigo acadêmico; 
  • Publicação da pesquisa em livro; 
  • Publicação da pesquisa em periódicos acadêmicos. 

 

Benefícios da iniciação científica 

A importância da iniciação científica na faculdade ultrapassa apenas a parte visível da pesquisa realizada. Ou seja, por trás de todo o projeto, existem inúmeros ganhos, tanto para o aluno quanto para o professor. Acompanhe alguns deles: 

  • Aprimoramento da escrita; 
  • Por meio das leituras, o aluno adquire conhecimento extra além daquele obtido na sala de aula; 
  • É possível utilizar a pesquisa desenvolvida como base para o trabalho de conclusão de curso; 
  • Aumento do conhecimento sobre o tema estudado e sobre métodos científicos; 
  • Os acadêmicos passam a ser produtores de conhecimento; 
  • Melhoria da capacidade de trabalho em equipe. 

 

A iniciação científica na FAESF 

Na FAESF, Faculdade de Educação São Francisco, o Encontro de Iniciação Científica (ENIC) é a oportunidade que os estudantes têm de divulgarem as suas pesquisas. No evento, tanto os alunos da graduação quanto da pós-graduação podem participar e apresentar seus resultados para a comunidade acadêmica. 

O ENIC, caracteriza-se, assim, como um meio de promoção e discussão da iniciação científica na FAESF. Então, se você é aluno da FAESF e quer conhecer mais sobre as oportunidades de iniciação científica, visite a nossa coordenação de pesquisa.  

 

Você já deve ter percebido a importância da iniciação científica na faculdade, não é verdade? Mas também é necessário entender que o aluno candidato a um projeto de iniciação científica precisa ser organizado e comprometido com suas leituras e participações em eventos 

 

E você, ainda tem alguma dúvida sobre a importância e os benefícios da iniciação científica? Deixe abaixo o seu comentário!