Manual da Profissão – Administração

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Você já se imaginou trabalhando no setor de recursos humanos de uma empresa, no setor de marketing ou no setor financeiro? Esse pode ser um sonho comum a quem pensar em ingressar no curso de Administração.

Continue a leitura e confira as informações sobre a Administração.

 

Curso

O curso de Administração está na lista dos cinco cursos de nível superior mais procurados pelos estudantes, de acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2015, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP).

 

Devido ao caráter pluridisciplinar do curso, o profissional precisa ser habilidoso com números, mas também com a parte humana.

 

Durante o curso, o estudante verá disciplinas como Matemática, Estatística, Economia, Contabilidade, Administração Financeira, Logística e Empreendedorismo. O curso de bacharelado em Administração possui a duração, em média, de 4 anos e pode ser ofertado tanto na modalidade presencial quanto a distância. Cabe ao estudante a escolha sobre a melhor opção.

 

Mercado de trabalho

Apesar da grande quantidade de profissionais graduados na área, aqueles que se aperfeiçoam e nunca param de estudar têm a base para a construção de uma carreira de sucesso e, consequentemente, um emprego garantido. Pois, as empresas buscam profissionais qualificados, independentemente da área de atuação e se há ou não uma saturação do mercado.

 

Para se destacar em meio a tantos administradores, é imprescindível que o profissional faça uma pós-graduação para aumentar suas chances de emprego, progresso na careira e o aumento de salário.

 

Cabe ressaltar que uma das vantagens do curso de Administração é a abertura de possibilidades para a realização de cursos de especialização em inúmeras áreas. Podendo o estudante, sobretudo, ingressar em um Master in Business Administration, mais conhecido pela sigla MBA, que é um curso voltado à capacitação de gestores para o comando de seus negócios, finanças e marketing, por exemplo.

O curso oferece uma gama de possibilidade de trabalho. Algumas áreas possíveis de trabalhar são:

  • Administração de Empresas;
  • Administração Hospitalar;
  • Administração Pública;
  • Empreendedorismo;
  • Finanças;
  • Gestão;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Recursos Humanos;
  • Vendas e muitas outras opções.

Viu só? Muito se engana quem pensa que o curso de Administração não oferece muitas possibilidades de atuação. O curso é amplo e possibilita trabalhar em vários setores.

 

Perfil profissional

O administrador trabalha complementarmente com vários setores de uma empresa, podendo, também, dedicar-se a apenas um departamento, seja de marketing, vendas, financeiro ou outros. O administrador conduz processos relativos às finanças, às pessoas envolvidas interna ou externamente ao local e aos instrumentos necessários para o funcionamento da empresa.

 

Além disso, com o conhecimento do curso, o profissional formado na área ainda pode abrir e gerir seu próprio negócio. Entre as características necessárias ao Administrador estão a criatividade, a facilidade de comunicação. O curso desenvolve no estudante o pensamento crítico e a capacidade de enxergar oportunidades onde as outras pessoas não veem.

 

Quanto ganha um Administrador?

Dados do Conselho Federal de Administração recomendam que profissionais recém-formados recebam na faixa de R$ 2, 680.00 e a faixa de R$ 6, 520, 00 para quem tem mais de dois anos de experiência. Quanto maior o cargo, maiores são as responsabilidades e o salário a receber.

E você, tem o perfil para seguir nas inúmeras áreas que a Administração proporciona? Deixe seu comentário!