Manual da Profissão – Letras

Tempo de leitura: 3 minutos

O professor de língua portuguesa tem a missão de ensinar a nossa língua-mãe, mas você sabia que o profissional de Letras também pode seguir outras áreas como a revisão textual. Confira abaixo algumas informações sobre o curso de Letras.

 

Curso

O curso de Letras é oferecido tanto na forma de bacharelado quanto em licenciatura e tem a duração, em média, de quatro anos. O bacharelado em Letras possibilita ao profissional o trabalho em editoras, empresas de revisão textual e tradução e no desenvolvimento de pesquisas e a licenciatura em Letras forma professores.

 

No entanto, devido aos inúmeros caminhos que podem ser seguidos, o estudante tem a possibilidade de trabalhar em outros ramos e não há a separação entre o emprego para o bacharel e o emprego para o licenciado.

 

Há também uma quantidade de estudante que opta pelo curso para prestar concursos públicos após a conclusão. O curso de Letras pode ser ofertado em várias habilitações, seja apenas com foco em Língua e Literatura Portuguesa ou com a junção do estudo de alguma língua estrangeira moderna como o Inglês, Francês, Espanhol, Alemão ou línguas clássicas. Essa característica do curso amplia a atuação do profissional que pode trabalhar em escolas de idiomas.

 

Durante o curso, o estudante verá disciplinas como Teoria da Literatura, Latim, Didática, Filosofia, Ética, Produção Textual, Fonética e os Estágios Obrigatórios.

 

Confira mais informações no próximo tópico sobre o mercado de trabalho.

 

Mercado de trabalho

Não é só na docência que um graduado em Letras pode trabalhar. O profissional formado na área pode oferecer serviços autônomos de revisão textual, tradução, aulas particulares, além de poder trabalhar em empresas especializadas nas áreas referidas.

Atualmente, devido à expansão de atividades empreendedoras, o profissional formado em Letras pode abrir seu próprio curso de redação ou ser um consultor linguístico.

Em razão, também, do crescimento de agências de marketing digital, vê-se a necessidade de profissionais capazes de trabalhar na área de marketing de conteúdo, redigindo e revisando textos que tenham como objetivo alavancar a estratégia de vendas de uma empresa, é uma área bastante promissora na qual o profissional de Letras pode trabalhar integrado a uma equipe de comunicação ou marketing.

 

Dentre as áreas possíveis de atuação estão:

  • Agências de Publicidade e Marketing;
  • Escolas de idiomas;
  • Docência;
  • Empreendedorismo;
  • Revisão Textual;
  • Tradução.

 

 

Perfil profissional

Imprescindivelmente, o candidato ao curso de Letras precisa gostar de ler e escrever, pois essas serão características essenciais para o desempenho de qualquer área seguida pelo profissional.

O senso crítico também é desenvolvido durante o curso, através das discussões sobre obras literárias, formação de professor, livros didáticos, realidade escolar, problemas de aprendizagem e outros assuntos.  É necessário ser reflexivo e ter uma boa capacidade de argumentação.

 

Quanto ganha o profissional?

Para os professores, o piso nacional anunciado para o ano de 2017 é de R$ 2.298,80. Esse valor pode variar de acordo com a região do Brasil. Os salários das outras áreas como revisão textual, empreendedorismo, aulas particulares, tradução e outras dependem, entre outros fatores, da quantidade de trabalho realizada e do valor que o próprio profissional cobra para realizar o serviço.

 

Diga-nos, você afirmou seu interesse em ingressar no curso de Letras? Qual tipo de professor você seria?