Mercado de trabalho e perspectivas para o curso de Administração

Tempo de leitura: 2 minutos

Sendo um dos cursos superiores mais procurados no Brasil, o curso de Administração apresenta uma demanda bastante grande. E você, sabe o que fazer após o curso? Quais serão, então, as perspectivas para o curso de Administração? A profissão de administrador é regulamentada pela Lei Nº4.769, de 9 de setembro de 1965, a profissão é bastante abrangente, envolvendo a organização e o gerenciamento dos recursos de uma empresa que possibilitam resultados satisfatórios para a organização. O curso, oferecido em instituições de ensino superior públicas e privadas, tem, aproximadamente, a duração de 4 anos. Continue lendo este texto e saiba mais sobre as perspectivas para os graduados em Administração.

Perspectivas para o curso de Administração

O curso de Administração está na lista dos cinco cursos mais procurados pelos aspirantes ao ensino superior. De acordo com o Censo de Educação Superior (2015), o número de matrículas no curso de Administração no ano de 2015 foi de 766.859, ou seja, o interesse por essa graduação é alto. E um fator que, provavelmente, é a causa pela grande procura é a versatilidade do curso, que proporciona várias áreas de atuação a serem seguidas, em instituições públicas, privadas ou no empreendedorismo, na criação do seu próprio negócio, entre elas:

  • Recursos humanos;
  • Compra e vendas;
  • Consultoria;
  • Controle de qualidade;
  • Gestão de pessoas;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Departamento financeiro;

Profissionais responsáveis, éticos, proativos, criativos, com visão sistêmica, conhecimento em tecnologia e idiomas, e vontade crescente de adquirir aprendizado garantem maior empregabilidade. Portanto, se você é estudante de Administração, aproveite o período do curso para fazer estágios, participar de pesquisas, aprimorar suas habilidades e conhecer os projetos dos seus professores!

 

Mercado de trabalho para os administradores

O mercado de trabalho para os administradores é bastante amplo, como apresentado acima, são inúmeras as áreas de atuação para esse profissional, que pode atuar na área de recrutamento e seleção de pessoas, controle de finanças, na liderança de equipes, processo de vendas, gerenciamento de compras, campanhas de marketing e outras. Contudo, para garantir a empregabilidade e estar sempre atualizado, é necessário continuar os estudos em cursos de especialização, MBA, ou mesmo ingressar em programas de mestrado e doutorado. Alguns dos locais para a atuação do administrador são empresas de diferentes segmentos, serviço público, hospitais, hotéis e muito mais.

Apesar do grande número de graduados em Administração, as perspectivas para um graduado na área são boas se ele estiver comprometido com a sua profissão, por meio do investimento nos estudos, da ampliação do networking e do acompanhamento das mudanças que acontecem no mundo, pois os profissionais que apresentam características distintivas serão aqueles contratados pelas empresas.

 

Você tem alguma dúvida sobre o curso de Administração? Deixe abaixo o seu comentário e aproveite para conhecer o curso de Administração da FAESF: faesf.com.br/graduacao/administracao.