Mudança de carreira: quando estudar essa possibilidade?

Tempo de leitura: 2 minutos

O que você precisa saber sobre mudança na carreira 

Sim, uma mudança na carreira pode ser o fator que falta para a sua realização profissional. No entanto, ela requer bastante planejamento e estudo, seja uma mudança totalmente radical ou menos profunda. Continue lendo este texto e descubra o que você precisa saber sobre mudança de carreira. 

 

Mudança na carreira: novas perspectivas profissionais 

Uma mudança na carreira pode abranger uma ruptura total com a formação superior do passado ou a abertura de novas possibilidades que não excluem totalmente a formação inicial. No primeiro, caso podemos ter como exemplo um fisioterapeuta que decide abandonar a profissão para ingressar na área da gastronomia. E como exemplo do segundo caso temos um professor de língua portuguesa que decide abrir um curso de escrita criativa e prestar consultorias a empresas na área de redação empresarial.  

Essas exemplificações evidenciam, acima de tudo, a dinamicidade do mercado de trabalho atual na qual os profissionais podem reformular os rumos da sua profissão de um modo mais rápido do que antigamente, em que era comum a permanência em uma mesma profissão por vários anos. Hoje, os profissionais podem recriar os seus empregos e têm mais acesso à tecnologia, à interdisciplinaridade com outras áreas de atuação e ao contato com especialistas do mundo inteiro, fatores que facilitam a construção de uma carreira admirável. 

 

Rumos profissionais 

Nos dias atuais, uma pessoa pode ser graduada em algum curso e, por algum motivo, seguir seu caminho profissional em algo diferente, ou seja, não ficar restrito a um único campo de atuação. Profissionais graduados em diversas áreas viram gestores, outros decidem abrir um negócio ou então trabalhar com consultoria.  

Todos acima são exemplos de profissionais que se reinventam. No entanto, para seguir novos rumos e passar por uma mudança na carreira é preciso cumprir alguns requisitos prévios, como capacitação e análise do mercado. A capacitação envolve, além de um processo de conhecimento de si mesmo, a aquisição de conhecimento, adquirido por meio de cursos e do contato com profissionais com outras experiências.  

O processo de conhecimento do seu eu envolve as respostas a algumas perguntas, tais como: 

  • O que você faz? 
  • O que você quer fazer? 
  • Como você deseja que seja o seu dia a dia profissional? 
  • O que você pode fazer para atingir os seus objetivos? 

Tendo compreensão sobre os seus interesses, é mais fácil fazer o alinhamento entre eles e as tendências do mercado ou aos campos de atuação promissores. Capacite-se, adquira experiências, defina o seu propósito, organize-se e esteja preparado para uma mudança de carreira.