Mudar de cidade para estudar. Será que é para mim?

Tempo de leitura: 2 minutos

Às vezes o curso superior dos seus sonhos é ofertado em uma cidade vizinha. E, então, o que fazer? Entrar em outro curso por causa da distância ou criar coragem e mudar de cidade? Em um primeiro momento, a mudança para uma outra cidade pode parecer apavorante, mas o estudante que decide enfrentar essa situação, torna-se uma pessoa melhor.

Continue neste texto e descubra os motivos!

 

Independência 

O estudante que sempre morou com seus pais, com comida pronta à sua disposição, roupa lavada, casa arrumada e todos os problemas de casa resolvidos por outras pessoas tem motivos suficientes para achar que mudar de cidade para estudar pode ser um acontecimento terrível em sua vida.

No entanto, não é bem assim, mudar de cidade para estudar traz inúmeros benefícios à vida do estudante. O primeiro deles é a independência.

Mudar de cidade para estudar torna o estudante independente e responsável pelas suas escolhas. Ele não terá mais os privilégios proporcionados pela vida tranquila com seus pais, contudo, a independência adquirida vale muito a pena. O motivo? A independência proporciona crescimento, o estudante precisará assumir novas responsabilidades e, com isso, ele testará os seus próprios limites.

 

Novas responsabilidades

Ao mudar de cidade para estudar, o estudante adquire novas responsabilidades que terão que ser alinhadas à sua rotina acadêmica: fazer compras, pagar contas, limpar casa, lavar roupa, fazer pequenos consertos domésticos e preparar comida.

Essas tarefas serão reduzidas se o estudante dividir casa ou apartamento com seus amigos, mas se ele morar sozinho, a organização da casa será uma responsabilidade unicamente sua, não haverá ninguém fazendo a fiscalização, o próprio estudante é que terá que conciliar as suas tarefas domésticas com as suas tarefas acadêmicas.

 

Aumento de oportunidades

Ao escolher uma cidade maior para a realização do seu curso superior, o estudante aumenta as suas chances de emprego e de crescimento profissional. Uma nova cidade também proporciona o conhecimento de novas pessoas, colegas da faculdade ou vizinhos, por exemplo, além de possibilitar o estudante o conhecimento da cultura e hábitos da população de uma cidade diferente.

 

Respondendo à pergunta do título, mudar de cidade para estudar é indicado para você que:

  • Não tem medo de enfrentar desafios;
  • Gosta de aprender;
  • Quer ter mais liberdade;
  • Quer aumentar a sua rede de contatos;
  • Sonha com grandes oportunidades profissionais;
  • Deseja conhecer melhor a si mesmo.

 

Viu só como mudar de cidade para estudar é uma mudança que vale muito a pena levar para o resto da sua vida?  E você, mudaria de cidade para ingressar no ensino superior? Deixe seu comentário!