O que fazer após terminar a graduação?

Tempo de leitura: 3 minutos

Para muitos estudantes de graduação, o período que vem após a primeira fase do ensino superior é imaginado como próspero, porém, incerto. Assim, para ter mais segurança e acerto nas escolhas, é importante definir o que você quer para a sua vida e saber qual carreira você pretende construir. Quer mais dicas do que fazer após terminar a graduação? Então, basta continuar lendo este texto e descobrir qual a melhor opção para você! 

 

Lista de sugestões sobre o que fazer após terminar a graduação 

Lembramos que as opções apresentadas devem ser analisadas e seguidas sempre após uma reflexão realista do profissional que você deseja ser. Confira as sugestões do que você pode fazer após a conclusão do seu curso superior: 

  • Procurar emprego ou estágio; 
  • Considerar a possibilidade de empreender; 
  • Ingressar no mestrado; 
  • Ingressar em uma especialização; 
  • Fazer uma nova graduação; 
  • Fazer cursos de aperfeiçoamento no exterior; 
  • Estudar para concursos públicos; 
  • Procurar oportunidades profissionais em outras regiões; 
  • Qualificar-se por meio de cursos on-line. 

 

Posso fazer uma pós-graduação após a conclusão da graduação? 

Sim, esses são dois dos caminhos possíveis de se seguir. Você se capacita para ser que tipo de profissional? É possível dedicar um tempo após a formatura para procurar um emprego ou descobrir melhor os seus interesses e aptidões para, futuramente, planejar-se para o ingresso em um curso de pós-graduação. Sendo necessário, porém, analisar qual o tipo de pós-graduação adequado aos seus planos. Entenda melhor os tipos de graduação: 

1. Pós-graduação lato sensu = engloba os cursos de especialização e MBA (Master Business Administration), ao fim de cada curso, o aluno recebe um certificado. Tais cursos têm foco voltado ao ambiente profissional, oferecendo capacitação voltada ao mercado de trabalho. 

2. Pós-graduação stricto sensu = engloba os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, ao fim de cada curso, o aluno recebe um diploma. Tais cursos são formadores de pesquisadores que atuam geralmente nas faculdades e universidades.  

 

Qual rumo seguir após a formatura?  

Que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, não é novidade para ninguém, não é mesmo? O estudante se gradua, recebe o seu diploma e chega um momento de indecisão.   Continuar os estudos, fazer uma nova graduação ou ir atrás de uma experiência profissional? 

São muitas as questões que um recém-formado tem para solucionar, mas uma análise de si mesmo, definição de objetivos e planejamento da carreira pretendida ajudam bastante nesse processo de descobrimento. Responda: 

  1. O que você gosta de fazer? 
  2. Você têm interesse em seguir a área acadêmica ou não?
  3. Como você espera que seja o seu ambiente profissional?
  4. O que você fará para ter a oportunidade de fazer o que gosta (a), no lugar dos seus sonhos (c)? 

Aproveitar o tempo livre para fazer trabalhos voluntários, relacionados ou não à sua formação também é uma das opções que ajudam o recém-formado a encontrar o seu lugar no mundo. 

Esperamos que este texto ajude na elaboração dos seus planos sobre o que fazer após terminar a graduação! Tem mais alguma dúvida sobre esse momento de indecisão bastante comum entre os formandos? Então, deixe o seu comentário abaixo!