Organize sua rotina e seja mais produtivo

Tempo de leitura: 2 minutos

Ter uma rotina organizada garante bons resultados em todos os âmbitos da vida: pessoal, acadêmico e profissional. O estabelecimento e o cumprimento de hábitos corretos proporciona bons resultados na realização suas tarefas diárias e, até mesmo, a descoberta de tempo livre para atividades extras. Portanto, continue a leitura deste texto, planeje a sua rotina e seja mais produtivo.

 

Como começar?

Para iniciar o planejamento da organização da rotina, é necessário sentar e refletir sobre como está a sua vida.

  • Você está conseguindo cumprir e entregar no prazo todas as suas tarefas?

Após a reflexão é a hora de definir como você gostaria que a sua vida fosse daqui para frente. Feito isso, chegou o momento de definir as suas prioridades, com prazo e, se possível, horário para a realização. Acompanhe o exemplo:

Começar a fazer atividades físicas = 30 minutos por dia e aumentar o tempo gradativamente.

Reveja a quantidade de tempo que você passa na internet, é bem provável que sejam horas de dedicação ao computador, celular e outros dispositivos. Possivelmente esse tempo pode ser aproveitado para uma atividade que está sendo deixada de lado na sua vida, como ler, estudar aquela disciplina da faculdade, começar uma atividade física ou ingressar em um curso.

Tenha e utilize uma agenda, organize as tarefas em um calendário no computador, no celular (calendário físico, por que não?), o importante é ter um local para anotar e visualizar o que precisa ser feito. Alguns aplicativos também são úteis nesse processo, como o Evernote e o OneNote.

 

Crie o hábito

Um hábito pode ser mantido por um longo tempo, mas ele precisa ser criado e isso, às vezes, pode demandar esforço ou a sua saída da zona de conforto. Para otimizar a sua rotina com o objetivo de ser uma pessoa mais produtiva é preciso evitar a procrastinação, não deixe para amanhã uma tarefa que pode ser feita hoje.

Pode ser que ocorra um desânimo no início da readequação da sua rotina, porém não deixe o desânimo permanecer. Lembre-se que a mudança será para a melhoria da sua vida!

 

Então, após a leitura deste texto separe um momento do seu dia para fazer uma reflexão sobre a sua rotina e as mudanças que podem ser feitas na sua vida. Aproveite para deixar um comentário dizendo como você organiza a sua rotina!