Por que você deve considerar fazer o curso de direito?

Tempo de leitura: 1 minuto

Conhecendo mais o curso de direito! 

 

Se a sua praia é a área de humanas e você gosta de atuar junto às pessoas resolvendo situações, o curso de direito é para você. Na verdade, direito é a ciência que se dedica em aplicar e cumprir as normas jurídicas de um país. 

 

O curso tem duração de 5 anos e é na modalidade bacharelado. O mercado de trabalho para o profissional formado em direito é amplo e, geralmente, possui grandes possibilidades de ganhos. Três grandes possibilidades são: 

 

Advocacia: O profissional precisa ter feito a sua graduação em uma instituição aprovada pelo Ministério da Educação e também ter sido aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

 

Carreira jurídica: Para seguir na carreira jurídica, que é umas das áreas preferidas de quem realiza o curso de direito, é necessário ser aprovado em concurso público. Vários cargos dentro da área pública exigem formação em direito como delegado, promotor ou juiz. Em alguns casos é necessário que o profissional tenha experiência na advocacia para ingressar no cargo público. 

 

Academia: Para profissionais que desejam atuar no ensino em universidade ou/e faculdades. 

 

Grande parte da grade curricular do curso de direito é teórica e exige bastante leitura sobre leis e conhecimentos jurídicos como um todo. Algumas das disciplinas que o curso de direito pode oferecer são: 

 

– Direitos Humanos, Sociais, Civis e Políticos; 

– Ética; 

– Filosofia; 

– Ciência Política; 

– Economia; 

– Regime Tributário e Fiscal; 

– Sistema Penal e Justiça Criminal. 

 

Resumindo: podemos dizer que o curso de direito é essencialmente teórico, porém, também proporciona experiências que podem acontecer no dia a dia de um advogado. Se você ama a área de humanas, gosta de leituras e de lidar com as pessoas, invista no curso de direito!