Conheça as possibilidades de atuação de um pedagogo

Tempo de leitura: 2 minutos

O curso de Pedagogia possui a duração média de 4 anos e é ofertado na modalidade de licenciatura. A atuação de um pedagogo acontece na área educacional e o curso possibilita que o profissional atue em espaços escolares e espaços não escolares.

Ao longo dos períodos acadêmicos, o estudante tem a possibilidade de fazer estágios em diversas áreas, unindo as teorias aprendidas e discutidas em sala de aula com a realidade educacional que será encontrada por esse profissional após a conclusão do seu curso superior.

Apesar de, frequentemente, o trabalho do pedagogo ser associado a uma escola, esse profissional pode atuar em espaços que não são propriamente uma escola. Quer saber mais sobre a atuação de um pedagogo? Continue lendo este texto e descubra todas as possibilidades de trabalho para esse profissional.

 

Atuação do pedagogo em espaço escolar

O pedagogo atua com o ensino e a aprendizagem, sendo capacitado para exercer a docência na pré-escola e nos primeiros anos do ensino fundamental, além de poder atuar como professor, coordenador, supervisor e diretor escolar.

 

Atuação do pedagogo em espaço não escolar

O trabalho de um pedagogo não é restrito apenas ao ambiente escolar. O pedagogo também está habilitado para exercer sua profissão atuando no meio empresarial, hospitalar e em organizações não governamentais.

O ramo da pedagogia denominado pedagogia empresarial possibilita que o pedagogo atue na área da criação de projetos educacionais voltados ao desenvolvimento dos colaboradores, neste caso, o pedagogo trabalha de modo equivalente aos profissionais de recursos humanos.

Além da possibilidade acima, o pedagogo também pode atuar em clínicas e hospitais no acompanhamento de crianças e adolescentes internados por longos períodos de tempo e, consequentemente, impossibilitados de frequentar a escola.

 

Durante a graduação, o estudante de Pedagogia aprimora seus conhecimentos em alfabetização, letramento, tecnologias aplicadas à educação, metodologias de ensino de várias disciplinas, além, dentre outras, do estudo de história, filosofia, psicologia, sociologia e antropologia voltadas à educação.

Progressivamente, o estudante de pedagogia aprimora a sua formação docente e conclui o curso capacitado para o exercício de sua profissão.

 

Agora você já sabe que a atuação do pedagogo não é reservada apenas aos espaços escolares. E você, tem alguma dúvida sobre a profissão ou comentário sobre o texto? Deixe o seu comentário!