Quais as possibilidades de ganho do profissional de fisioterapia?

Tempo de leitura: 1 minuto

Onde o fisioterapeuta pode atuar?

Você já pensou alguma vez em atuar na área de fisioterapia? Esse campo de atuação vem sendo amplamente expandido e tornando- se cada vez mais consolidado no mercado de trabalho.

O fisioterapeuta é o profissional que atua na prevenção e no tratamento de lesões que possam vir a atingir o corpo humano, afetando músculos, órgãos e tecidos. Após avaliar o paciente e definir quais são os seus pontos de dor, o profissional consegue elaborar o melhor plano de tratamento ajudando-a assim na sua reabilitação.

Esse profissional utiliza várias técnicas para que os resultados sejam obtidos como massagens exercícios específicos, além de tratamentos a base de calor, frio, luzes, dentre outros. Mas, não é só nesse campo que esse profissional pode atuar!

Além de estarem presente nessa parte de reabilitação, atualmente os profissionais da área também estão no campo estético, em uma especialidade da área chamada Dermatofuncional. Algumas das possibilidades de atuação da área são:

– Clínicas (próprias ou não), hospitais, consultórios;

– Clínicas de estética;

– Academias ou clubes;

– Profissional autônomo.

Assim como o mercado para a área é amplo, as possibilidades de atuação são bastante variáveis dependendo de onde e quanto trabalha. No caso de profissionais autônomos, as possibilidades de ganho são amplas e podem alcançar altos valores, dependendo do valor cobrado e da quantidade de tempo investido.

A lei 8.856 de 1º de março de 1994 definiu que a carga horária de trabalho do fisioterapeuta é de, no máximo, 30 horas semanais e cada estado brasileiro é quem define o piso salarial da categoria. Em média, os ganhos são entre R$ 2.000,00 e R$ 2.500,00 por 30h semanais e lembrando que ainda há a possibilidade de aumento com a atuação autônoma.

Também lembramos que os profissionais da fisioterapia podem atuar junto à pesquisa e extensão nas universidades e como docente, o que já define outro valor de salário.

E você, já pensou em atuar nessa área?