Descubra como se preparar corretamente para o vestibular

Tempo de leitura: 3 minutos

A prova do seu vestibular está chegando? Confira as dicas que apresentamos abaixo para você se preparar corretamente para o vestibular em três etapas específicas: nas duas semanas que antecedem a prova, na véspera da prova e no dia da prova. Continue conosco e garanta a sua vaga no curso dos seus sonhos.

 

Duas semanas antes do vestibular

O dia está cada vez mais próximo e este é o momento para você controlar de vez a sua ansiedade. Antes desta etapa você provavelmente leu e releu o edital do seu vestibular, não é mesmo? O edital orienta o candidato na organização de seus estudos e no conhecimento das informações burocráticas necessárias.

Aqui, você pode reler o edital para avivar na sua mente os documentos, assuntos e livros obrigatórios. Acompanhe também os noticiários para saber dos acontecimentos do Brasil e do mundo.

É preciso seguir o ritmo de estudos que já estava sendo seguido, aproveite esta etapa para revisar os conteúdos, reler seus resumos e anotações. Aproveite a oportunidade, caso a faculdade que você prestará o vestibular disponibilize a prova do processo seletivo passado, para responder a prova do vestibular anterior. Estipule o mesmo tempo que você terá no vestibular para a resolução da prova.

Os dias que antecedem o vestibular também podem ser utilizados para a resolução de simulados e exercícios correspondentes aos assuntos abordados no edital. Guarde esta dica: resolver questões é uma excelente maneira de fixar o conteúdo.

Outra recomendação: nem pense em se alimentar somente com comidas industrializadas para aproveitar o tempo e estudar mais. Alimente-se bem para o fortalecimento da sua memória e saúde total, também faça exercícios físicos para manter a disposição.

 

Na véspera do vestibular

Reserve o dia que antecede a prova para relaxar, mas nada de ir para baladas e ingerir bebidas alcoólicas, combinado? Descanse a sua mente, saia com seus amigos ou simplesmente fique em casa conversando com a sua família.

Se nos dias que se passaram você não teve tempo para visitar o seu local de prova, aproveite a véspera para conhecer o local, o caminho, as ruas mais e menos movimentadas e as linhas de ônibus que passam no local de prova.

A véspera do vestibular não é mais para fazer simulados ou passar o dia estudando, você já teve tempo suficiente para isso, agora é momento de relaxamento.

Alimente-se de maneira saudável e moderada, organize os seus documentos e durma cedo. Mas durma cedo mesmo, você precisa estar descansado.

 

No dia do vestibular

Chegou, o grande dia chegou! E agora? Acorde cedo, tome um bom café da manhã (ou almoce bem se a sua prova for no período da tarde), verifique seus documentos, canetas, leve uma garrafa de água (e lanches) e saia cedo de casa para dar tempo de chegar com calma ao local de prova. Ao chegar, verifique o local de sua sala.

Mantenha a calma, confie na sua capacidade e responda com calma todas as questões, mas sempre atento ao tempo, comece pelas questões mais fáceis, assim você terá mais disposição para a resolução das questões difíceis. Não queira sair primeiro da sala somente para impressionar aos outros candidatos, utilize o tempo de modo planejado.

 

E agora, você está mais calmo para o dia do seu vestibular? Deixe seu comentário!