Os erros mais comuns na redação do vestibular

Tempo de leitura: 4 minutos

A redação é solicitada em quase todos os vestibulares. Apesar de ser mal vista por uma parte dos candidatos, a redação pode, sim, ser o elemento impulsionador para o bom resultado da sua prova. Quer saber como? Confira abaixo como evitar os erros mais comuns na redação do vestibular.

 

Erro 1: fuga ao tema

A nossa dica para evitar esse erro é: leia detalhadamente toda a proposta da redação. Grife as orientações importantes ou faça um rascunho do que é possível escrever a partir do tema solicitado. A fuga ao tema pode anular a sua redação, cuidado!

 

Erro 2: cópia dos textos motivadores

Um erro comum dos vestibulandos é achar que a transcrição de trechos dos textos motivadores não será identificada. Todas as redações são lidas e corrigidas, e uma cópia do texto motivador é percebida sim.

Para evitar esse erro, utilize as informações dos textos motivadores apenas para a criação de novas ideias sobre o assunto. Também é possível utilizar os dados estatísticos apresentados pelos textos motivadores durante a escrita da sua redação.

 

Erro 3: ideias desconexas

O seu texto deve ser escrito com argumentos articulados, tanto no nível da compreensão das ideias quanto na estruturação do texto. Utilize elementos coesivos (conjunção, preposição, pronome, advérbio, locução adverbial) no seu texto para manter a união das ideias.

 

Erro 4: uso de abreviações e gírias

Evite o uso de abreviações e gírias no seu texto, elas podem dificultar a compreensão da sua redação. Portanto, evite expressões como: tipo, daí, né, vc, tbm, pq, pra, ctg, cmg etc. Utilize uma linguagem formal.

 

Erro 5: frases longas

Erros de concordância são possíveis de acontecer em frases longas. Formule frases com a média de, aproximadamente, 20 palavras. Dessa maneira, as suas frases ficarão mais objetivas e compreensíveis ao leitor.

 

Erro 6: utilizar letra maiúscula no texto todo

Leia atentamente as orientações sobre a possibilidade de utilizar ou não a letra maiúscula. Você pode ser eliminado se o seu texto FOR ESCRITO ASSIM.

 

Erro 7: errar o gênero

Se o gênero solicitado da redação for uma dissertação, não queira inovar ao apresentar um texto narrativo ou poético. Atente-se para as orientações!

 

Erro 8: generalizações

Não utilize em seu texto expressões como “maioria”, “todos”, “ninguém”, “nunca”, “sempre” ou qualquer expressão que indique uma informação que você não possui certeza.

 

Erro 9: não cumprir a quantidade exigida de linhas

Você percebeu que a maioria dos erros pode ser evitada com a leitura atenta do edital do vestibular e das orientações dadas na própria redação? O erro de número 9 também.

Atente-se para a quantidade mínima e máxima de linhas. Seu texto não pode ultrapassar e nem ficar abaixo do limite exigido.

 

Erro 10:  repetição e ambiguidade

Um erro comum cometido pelos candidatos que querem atingir o limite de linhas é repetir as informações do texto, o que causa a não progressão das ideias.

Outro erro muito observado na redação do vestibular é a ambiguidade, observe o seguinte exemplo:

  • A tia de Benjamin não realizou a sua inscrição.

Você percebeu a ambiguidade? Fica a dúvida sobre de quem era a inscrição: de Benjamin ou da tia dele. Releia o seu texto após o término da escrita e analise se o seu leitor compreenderá o texto.

 

Erro 11: erros de ortografia

Para evitar que o seu texto fique repleto de erros como “bandeija”, “paralização” ou “tijela”, adquira o hábito de ler antes do vestibular, assim você aumentará o vocabulário e a capacidade de perceber um erro cometido.

 

Erro 12: letra ilegível

Você não precisa ser o candidato com a letra mais bonita, você precisa apenas ter uma letra compreensível. Treine bastante para evitar um texto com letra encolhida, letra incompleta ou letra pequena.

 

Agora você está preparado para tirar uma excelente nota na redação do vestibular. Você ainda tem alguma dúvida sobre a produção textual para o vestibular? Deixe seu comentário!