Seja um profissional de Enfermagem com humanidade

Tempo de leitura: 2 minutos

Os detalhes no trato e no cuidado com o paciente são talvez os elementos mais importante na atividade da enfermagem. Isso pode até passar despercebido mas é de fundamental necessidade. Além das questões técnicas e conhecimentos científicos, o profissional deve ter muita empatia e estar atento às dores, conforto e desempenho do paciente.

O trabalho do profissional de enfermagem é fundamentalmente interdisciplinar, precisando atuar ao lado de vários profissionais da área da saúde: médicos, técnicos em Enfermagem, anestesistas auxiliares.

 

O que faz o enfermeiro

O enfermeiro se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais – médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo. Este profissional é indispensável em hospitais, trabalha em clínicas e presta atendimento domiciliar. Coleta dados sobre o estado de saúde do paciente e define a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem. É responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos. No campo da saúde coletiva, atua em comunidades, na prevenção de doenças ou fazendo trabalho educativo.

Como o objetivo da atuação do enfermeiro é a cura, esse deve ser o fim a se procurar, e as ações criativas podem ser o meio para se chegar a ela. Desde pequenas ações interpessoais, como saber a tonalidade de uma conversa em momento de instabilidade emocional de um paciente até em saber lidar com situações de emergência em que o enfermeiro deve tomar decisões até mesmo sem ter as condições ideais de ação.

 

Quais os objetivos da prática do enfermeiro

É comum à prática da Enfermagem ser assertivo e proceder com uma atuação humanizada de Saúde. Lidar com o outro e com situações difíceis significa ter bastante conhecimento e preparo. Portanto, é indispensável estar aberto aos estudos, pois se trata de um curso difícil e complexo.

Um bom profissional de Enfermagem precisa gostar de cuidar do outro, ter habilidade de manejo e manual, porque o profissional vai ter que lidar com o indivíduo e com a coletividade. Durante o processo de cuidado, o profissional deve ser capaz de atender em grandes dimensões, desde a prevenção, passando pela promoção, até a recuperação, tendo sempre em vista a possibilidade de reintroduzir o paciente no seu contexto social.

No geral, o profissional da área da saúde tem um lado humano muito aguçado. O enfermeiro é quem se dedica a cuidar das pessoas, tanto no pré quanto no pós-operatório, além de estar sempre acompanhando os procedimentos clínicos. Se você é proativo e tem preocupação pelo outro, desde os pequenos cuidados até suas relações sociais, poderá optar por esta profissão e desenvolver as habilidades, além, é claro, de salvar vidas!

 

Graduação em Enfermagem é na FAESF

vestibular-agendado-faesf-cursos