Benefícios do trabalho voluntário para a vida

Tempo de leitura: 2 minutos

A realização de um trabalho voluntário gera muitos benefícios para quem o faz. Seja por meio de aulas de algum instrumento musical, aulas de idiomas, aulas de esportes ou por meio de ações relacionadas à promoção da saúde, dos direitos humanos, do cuidado aos idosos, às pessoas doentes ou famílias necessitadas.

São inúmeras as possibilidades de realização de um trabalho voluntário!

Além de poder adequar as atividades voluntárias à sua rotina profissional e de ter pontos positivos em uma entrevista de emprego, o voluntário também tem outros ganhos em sua vida. Confira agora quatro benefícios do trabalho voluntário para a sua vida.

 

Aprender

Um dos maiores benefícios para realizar um trabalho voluntário é o aprendizado: aprender a conviver com outras pessoas, aprender a superar obstáculos, aprender a ensinar ou aprender a criar. A maior lição que o voluntário leva para a sua vida é o aprendizado. Um aprendizado que gera reflexão e ação.

 

Saber trabalhar em equipe

Os trabalhos voluntários, geralmente, são feitos em equipe. Soma-se a isso a necessidade de união entre o grupo para o desenvolvimento e a implementação de suas ações voluntárias.

Devido ao trabalho em equipe, o voluntário aprimora suas habilidades de ouvir os outros, de compreender, de esperar a sua vez e de pensar em ações visando a melhoria das ações da equipe na execução dos bons projetos.

Todos esses benefícios do trabalho em equipe refletirão na postura acadêmica e profissional do voluntário, pois ele estará preparado para atuar de forma reflexiva e harmoniosa em todas as suas tarefas.

 

Aprimorar um talento

Dentro dos benefícios proporcionados por um trabalho voluntário, também está o aprimoramento de um talento. Por exemplo: uma pessoa sabe tocar violão e quer ter mais contato com esse instrumento, no entanto, ela trabalha 40 horas por semana em uma empresa. Uma maneira de concretizar esse desejo poderia ser por meio de aulas para os jovens carentes do seu bairro.

 

Conhecer novas pessoas

Um trabalho voluntário proporciona a criação de vínculos com pessoas de outras situações sociais, econômicas e culturais, o que representa a criação de novas amizades. O contato com outras pessoas também aperfeiçoa no voluntário a sua capacidade de ser paciente.

Por meio de todos os benefícios ditos acima e do conhecimento de uma nova realidade, da ajuda a quem realmente precisa, da percepção de utilidade e da inevitabilidade de pensar em alternativas para a resolução de problemas, uma pessoa que realiza um trabalho voluntário conhece a melhor versão de si mesma.

 

Você já participou ou tem interesse em participar de uma ação voluntária? Deixe seu comentário!