Veja o que fazer para se dar bem na faculdade em um novo ano acadêmico

Tempo de leitura: 3 minutos

O início de um novo ano ou semestre acadêmico deixa os alunos animados, mas também um pouco apreensivos, devido às obrigações da faculdade. Porém, com dedicação e disciplina é possível se dar bem na faculdade em um novo ano acadêmico e garantir, além de boas notas nas disciplinas, a aquisição de bastante aprendizado. Veja como abaixo!

 

O que é preciso para se dar bem na faculdade em um novo ano acadêmico? Dedicação!

Dedique-se para aprender os assuntos das disciplinas desde o início das aulas, não espere as primeiras provas chegarem para começar a estudar. Questione os professores, leia livros, artigos ou resenhas. Seja um construtor ativo e compromissado com seu conhecimento.

 

Participe de atividades diferentes

Ser um universitário não significa apenas ir para a faculdade assistir as aulas. Um universitário também precisa se envolver em outras atividades com a finalidade de favorecer o seu crescimento pessoal e acadêmico. Dessa maneira, é fundamental a participação em eventos, monitoria, projetos, iniciação científica, estágios, dentre outros.

Também, não é preciso o envolvimento em muitas atividades concomitantes, pois pode haver uma redução no rendimento acadêmico e o surgimento de estresse. Contudo, avalie sempre quais são as tarefas que estão a seu alcance e não hesite em participar de cada uma, aproveitando-as e extraindo o máximo de conhecimento.

 

Organização

Ser organizado é essencial para a execução de todas as obrigações acadêmicas. Então, se você quer mesmo se dar bem na faculdade em um novo ano acadêmico ou semestre que se inicia, é importante ser responsável, evitar faltar e ser pontual com os horários e com a entrega de trabalhos. Se possível, utilize uma agenda para organizar todos seus compromissos, assim você garante mais disciplina na sua vida universitária.

 

TCC

A data do término do seu curso está próxima? Então, isso significa que o seu trabalho de conclusão de curso também está se aproximando. Aproveite o início do semestre para planejar o seu projeto de TCC, a organização do próprio TCC ou para aprender as normas de formatação exigidas para trabalhos acadêmicos. Fazer algo de maneira antecipada garante menos correria quando, de fato, chegar o momento de elaborar o trabalho. Lembre-se que adiantar-se nunca é demais e evita acúmulo de tarefas.

 

Evite distrações

Para começar um novo ano ou semestre acadêmico é indispensável manter a concentração e evitar as distrações que impedem ou atrasam a execução de alguma tarefa. As redes sociais são uma grande fonte de distração, quando não utilizadas de modo correto nos estudos. Treine, desde o início do semestre acadêmico, a diminuir os momentos que você acessa suas redes sociais durante os estudos. Sabemos que no início é mais difícil extinguir o hábito, mas com paciência e modificação regular do hábito, é possível eliminá-lo e alcançar bons resultados.

Mantenha o seu bem-estar

Estudar é imprescindível, mas o universitário também precisa ter atenção à sua saúde física e mental. Aproveite o início das aulas para começar uma atividade física e rever seus amigos. Cuidando da sua saúde e sendo comprometido com os estudos, você, com certeza, terá tudo para se dar bem na faculdade, em todos os semestres.

 

E você, já segue alguma dessas recomendações? Deixe abaixo o seu comentário e compartilhe o texto com seus colegas de turma!